Comércio Digital

Cresce o número de sites de e-commerce

Brasil soma 930 mil sites de vendas on-line, a maioria com plataformas fechadas.

 

Entre 2018 e 2019, após dois anos de crescimento modesto, o e-commerce brasileiro deu um salto de 37,59% em número de lojas. Hoje, o País soma 930 mil sites dedicados a vendas on-line – a maioria (59,76%) com plataformas fechadas e, em geral, gratuitas.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo BigData Corp, em pareceria com o PayPal, que montaram um raio-X das operações de e-commerce em solo brasileiro.

“O e-commerce passou dois anos com taxas de crescimento mais modestas. A crise fez com que muitas iniciativas fossem adiadas. O que vemos hoje, no entanto, é que tudo o que foi represado no passado desaguou com força entre 2018 e 2019”, ressaltou Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.

Segundo o executivo, outro sinal da maturidade do e-commerce diz respeito aos produtos oferecidos. As lojas on-line estão mais confiantes em ofertar itens mais caros: 25,96% dos produtos nas vitrines virtuais custam mais de R$ 100. Assim, a categoria entre R$ 100 e R$ 500 cresceu cerca de cinco pontos percentuais, de 6,45% a 11,30%.

Alinhada com as novas tecnologias, 50,28% das lojas oferecem soluções de carteiras virtuais. Essa presença vem, gradualmente, subindo desde 2015, quando a ferramenta era usada por 38,09% dos e-commerces. O objetivo de vender na Internet também ganhou participação no total de sites disponíveis. Desde 2015 a fatia do e-commerce triplicou, saindo de 2,65% para os atuais 7,04%.

O estudo ainda mostra que a maior parte destes sites são pequenos, com 10 mil visitas mensais e com a entrada de mais de 250 mil novas lojas on-line no último ano, elevaram a fatia de 82,48% para 88,77%. Já médios, com até 500 mil visitas mensais, assistiram sua participação cair mais de sete pontos percentuais, de 9,99% a 2,58%.

 

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Fonte: Primeira Página

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