Comércio Digital

Aproveite os períodos sazonais para alavancar as vendas do seu e-commerce

Aproveite os períodos sazonais para alavancar as vendas do seu e-commerce

Artigo de Felipe Martins, presidente da Dotstore, ensina como manter os preços competitivos e influenciar o comportamento de compra dos consumidores.

 

Possuímos em nosso calendário alguns períodos específicos que marcam ocasiões especiais e que influenciam diretamente o comportamento de compra dos consumidores, ajudando a movimentar as vendas do comércio. Planejar estratégias direcionadas a essas datas sazonais é de extrema importância para todos que desejam crescer no mercado, principalmente se tratando de comércio eletrônico. Uma boa administração das vendas nas datas sazonais propicia maior tranquilidade nos períodos comuns.

Mapeie os períodos sazonais

O primeiro passo é conhecer os períodos sazonais que são úteis para o seu comércio, tanto positivo (que são as datas sazonais em si) como negativo (que são os dias comuns) – é no negativo que há o ponderamento das ações e as adaptações das estratégias são feitas. Alguns produtos são bastante evidentes quanto a sua sazonalidade, outros, às vezes, precisam de uma pesquisa mais aprofundada para identificar o melhor momento para anunciar.

Planejamento das ações

Faça um planejamento detalhado de cada ação que será executada durante a sazonalidade positiva. As estratégias deverão ser pensadas justamente para minimizar os efeitos provocados pelos períodos de sazonalidade negativa. Uma dica para movimentar seu e-commerce é apostar em cupons de descontos, vale-presentes, promoções e condições especiais de pagamento aliado a uma boa divulgação da campanha.

Apesar de serem ações que reduzem um pouco a margem de lucro, são formas bastante atrativas e aumentam o número de vendas, além de possibilitar a vazão de alguns produtos que estão parados no estoque, permitindo que você renove o estoque de sua loja.

Perfil dos consumidores

Entender o perfil do seu público é o fator primordial para que as campanhas sejam eficientes, atingindo quem realmente interessa. Os meios mais utilizados para divulgar suas ações são e-mail marketing e redes sociais, mas não descuide do seu e-commerce, também!

Além de apostar em uma plataforma profissional, personalize seu negócio para deixá-lo condizente com a campanha, isso ajudará a atrair os clientes, suas vendas serão maximizadas e proporcionará a eles uma boa experiência de compra.

Marketing Sazonal

Alie tudo à uma boa estratégia de marketing – nesse caso, chamamos de marketing sazonal, que é específico para as vendas de produtos que variam conforme o período e, quando bem explorado, é ótimo para potencializar as vendas de qualquer negócio. Ao intensificar o uso das ferramentas de comunicação, é possível deixar sua loja em evidência.

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A chave do sucesso da sua campanha está na forma como você divulgará suas ações. Por isso, valorize seu negócio e aposte em um marketing eficiente, usando as diversas mídias sociais para envolver os possíveis consumidores para espalhar seu conteúdo. Certifique-se de que a divulgação está sendo enviada para as pessoas certas, caso contrário, seu investimento não trará retorno.

Estoque

Antes da data, você precisa garantir que seu estoque esteja preparado para que, no dia, você não decepcione seu cliente com a falta de um produto. As estratégias de logísticas devem estar alinhadas, evitando prejuízo – considere desde já os possíveis atrasos provocados pelo alto fluxo de mercadoria. Seus fornecedores devem ser confiáveis e flexíveis, suportando a mudança no volume de insumos que serão solicitados.

Plano B

Sabe-se que o correio fica sobrecarregado em datas sazonais, então, crie estratégias de logísticas para evitar prejuízo e conseguir cumprir seu cronograma – lembre-se que atrasos na entrega podem chatear o consumidor que aguarda ansiosamente pelo seu produto. Tenha mais de uma opção de fornecedor, para não ficar dependendo exclusivamente de um só. Reforce sua mão de obra contratando mais pessoas temporariamente para dar conta do alto fluxo.

Conclusão

Os períodos de sazonalidade positiva necessitam de uma atenção especial, para não deixar o cliente ter uma experiência ruim, afinal, estamos sempre em busca de promover uma boa experiência de compra para o consumidor. Não se prenda somente às datas comemorativas tradicionais, porque há vários dias que lhe podem ser úteis se bem explorados.

Outro ponto importante é que você deve estar sempre analisando o desempenho do seu e-commerce e ser ágil para fazer os ajustes: ter flexibilidade para se adaptar aos obstáculos te leva ao sucesso na campanha.

 

 

Fonte: Primeira Página, com informações do site E-Commerce News.

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