Inspirações

Moda caminha de mãos dadas com o planeta

Moda caminha de mãos dadas com o planeta

Grandes marcas estão se empenhando para reduzir o uso e o descarte do plástico.

 

De acordo com a ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que, em 2050, a quantidade do resíduo na água supere a de peixes. Desse número, 50% do material foi usado apenas uma vez.

A fim de cooperar com a sustentabilidade do planeta, empresas do setor da moda têm feito mudanças éticas e ecológicas. Além de reduzir o uso de peles em suas linhas, agora o esforço é para minimizar ou eliminar o uso e o descarte de plásticos também.

Para se ter ideia, em outubro do ano passado, Burberry, Stella McCartney e H&M assinaram o “Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico” (fruto da iniciativa New Plastics Economy. Liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com a ONU, um dos objetivos é garantir que todas as embalagens dessas empresas possam ser recicladas com segurança até 2025.

A Fundação acaba de publicar um novo relatório que estabelece objetivos mais específicos. Nos próximos seis anos, a Burberry, por exemplo, pretende que todas as suas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

A grife já removeu a laminação plástica de suas sacolas e, com isso, diminuiu cerca de 20 toneladas de resíduos. O plano para 2019 visa ainda mais. A Burberry se comprometeu em reciclar cabides de varejo descartados para serem reutilizados e usará material 100% biodegradável.

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais