Inspirações

9 dicas para conservar sapatos e bolsas

9 dicas para conservar sapatos e bolsas

Esclareça suas dúvidas sobre a melhor forma de conservar artigos de couro. Em especial, calçados, bolsas e jaquetas de camurça, nobuque e pelica.

 

  1. Higienização

Ao chegar em casa depois de um dia cheio, é importante higienizar os calçados antes de guardá-los. Qual é a melhor forma? O ideal é deixar que a água escorra superficialmente apenas no solado para remover a sujeira mais pesada. Em seguida, higienizar com um pano úmido de álcool em gel, para matar os microorganismos e manter o armário livre de sujeira.

  1. Como guardar?

Depois de limpos, é bom deixar que “respirem” ao ar livre da noite para o dia, evitando assim a proliferação de fungos. Passado um tempo, o calçado estará seco por dentro. Coloque um papel amassado para evitar que “machuque” no closetIsso também ajudará a manter o espaço organizado.

Para as botas, cartolinas ou espaguetes de piscina ajudam a manter o cano esticado – principalmente os modelos over the knee (acima do joelho). Enrolar o couro faz com que ele marque, então o ideal é evitar dobrá-lo.

Nessa etapa, é interessante separá-los em saquinhos de tecido. TNT é uma ótima opção, pois permite que eles respirem, diferentemente das sacolas plásticas. A melhor forma de distribuir os pares é colocar um pé ao lado do outro.

  1. Exposição ao sol

Outra coisa que não combina com calçados de couro é sol. Além de ressecar e queimar, a luz solar desbota o material.

  1. Sapatos com pedraria

Muitas vezes, as pedrinhas dos sapatos soltam. Isso pode ser o atrito da barra dos vestidos longos e das calças jeans que fazem as pedras levantarem. Depois de usá-los, a dica é apertar as garrinhas para durarem o máximo possível.

  1. Camurça x pelica

A camurça é, basicamente, o couro convencional ao avesso, lixado e com aspecto mais rústico. Para remover a sujeira dos itens nesse material, há duas etapas: esfregar palha de aço e usar uma solução caseira. Com a palha de aço, deve-se esfregar sempre no mesmo sentido.

Já a solução caseira é uma colher de sopa de condicionador de cabelo com uma colher de chá de água. Depois de diluir a mistura, espalhe em todo o sapato com auxílio de uma escova de dentes. Deixe agir por cinco minutos e tire o excesso com uma toalha. Além de limpar, a mistura hidrata a camurça. Em seguida, use o secador de cabelo de longe.

Limpe os sapatos e as bolsas de couro com lenço demaquilante, que tem função hidratante. O couro precisa ser hidratado assim como a pele humana. Para isso, use também óleo de amêndoas.

  1. Como se livrar do mofo

Depois de passar bastante tempo no armário esperando a temporada fria, uma jaqueta de couro pode ficar mofada. Panos úmidos até limpam superficialmente, mas não matam o mofo. Para remover o fungo, utilize vinagre de maçã ou álcool. Para verniz, vinil e imitação de couro, utilize álcool em gel.

  1. Como amolecer os sapatos duros

Sabe aqueles sapatos em material duro, que machucam? Coloque dentro deles um saco plástico ou balão com água. Em seguida, ponha o calçado dentro de outro saco plástico e deixe no congelador por algumas horas. Dessa forma, a água expande quando se solidifica e o gelo ajuda a amaciar o sapato.

Depois que o gelo derreter, deixe o sapato secar em um local arejado.

  1. Calcanhar machucado

Parafina é a solução para aqueles sapatos que machucam o calcanhar. Pegue uma vela e esfregue na região.

  1. Mau cheiro

Para evitar o famoso chulé, é bom guardar o calçado sempre com um saquinho de filó, com bicarbonato de sódio.

No mercado, existem produtos específicos para limpeza e conservação de artigos de couro. Entre eles, impermeabilizante, espuma limpadora e renovador (preto e incolor).

 

 

Fonte: Primeira Página.

 

Redes Sociais