Indústria

Expo Riva Schuh deve gerar mais de US$ 34 milhões para calçadistas

 

Em negócios imediatos, foram comercializados US$ 10,37 milhões, 20% mais do que na edição do ano passado.

 

A participação de 45 marcas brasileiras na feira italiana Expo Riva Schuh, ocorrida entre os dias 15 e 18 de junho, em Riva del Garda, gerou mais de US$ 34,5 milhões em negócios, somados os realizados in loco e os alinhavados no evento. A ação foi realizada com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). 

A analista de Promoção Comercial da entidade calçadista, Ruísa Scheffel, ressalta que, in loco, foram comercializados 712 mil pares que geraram US$ 10,37 milhões, 20% mais do que no evento do ano passado.  Para os próximos seis meses, a expectativa é de que sejam vendidos mais 1,6 milhão de pares, somando um total de US$ 34,54 milhões em negócios.

Segundo ela, a feira se mostra fundamental para marcas exportadoras, visto que, em alguns casos, a participação responde por mais de 60% do total de pedidos internacionais da temporada primavera-verão. No relatório da Abicalçados consta ainda que foram realizados 650 contatos com importantes compradores internacionais, 250 destes novos, o que demonstra um interesse crescente nas marcas brasileiras.

Ruísa avalia que as marcas saíram satisfeitas do evento. "Por ser uma feira de verão, a principal estação para o calçado brasileiro, as expectativas sempre são mais altas. As empresas realizaram bons contatos, que prometem se reverter em pedidos nos próximos meses", comenta, destacando a presença maciça de compradores norte-americanos, algo incomum para a mostra italiana.

A situação pode ser explicada pela guerra comercial travada entre Estados Unidos e China, que tem provocado uma busca de novos fornecedores por parte dos importadores estadunidenses. "Em maio, entrou em vigor, nos Estados Unidos, o aumento na tarifa de importação para calçados provenientes da China, que passou de 10% para 25%. O fato fez com que importadores locais buscassem alternativas em outros países", explica Ruísa. 

Participaram da mostra italiana as marcas brasileiras Klin, Werner, Andacco, Carrano, Madeira Brasil, Verofatto, Piccadilly, Pegada, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Usaflex, Tabita, Pampili, Cravo & Canela, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Stéphanie Classic, Cristófoli, Suzana Santos, Renata Mello, Sapatoterapia, Democrata, Petite Jolie, Sollu, Pimpolho, Indiana Colours of Brazil, Grendha, Grendene Kids, Copacabana, Cartago, Capelli Rossi, Capodarte, Dumond, ADG Export, Adrun, GVD International, Arezzo e Awana.

 

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Fonte: Abicalçados

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