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Copa América 2019: três dicas para aumentar as vendas

 

Artigo de Tiago Cardoso, diretor Regional e Estrategista de Contas Latam, Criteo, fala sobre como aproveitar a paixão nacional para faturar mais.

 

A Copa América é um dos torneios mais antigos do mundo. A edição 2019, que acontece no Brasil a partir de 14 de junho, pode ser uma ótima oportunidade de posicionar sua marca e aumentar suas vendas em um mercado extenso e extremamente receptivo. É preciso saber como tirar vantagem disso.

 Em 2014, a Copa do Mundo no Brasil teve uma audiência de mais de 3,2 bilhões de espectadores e causou uma explosão global de tráfego em categorias como artigos esportivos, bebidas, viagens e delivery de comida. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online aumentaram 27%, movimentando cerca de 16,6 bilhões de dólares para a economia do país.

 Se acrescentarmos a esses dados o fato de que na América Latina já existem quase 440 milhões de usuários conectados à Internet - o que equivale a 67% de seus habitantes -, é de se esperar que a Copa América mantenha em alta todos esses números. O e-commerce e sua versão mobile, o m-commerce, devem sair ganhando na região, proporcionalmente.

Mas, como aumentar a visibilidade da sua marca e fazer as vendas dispararem? Algumas iniciativas podem ajudar:

Otimize sua estratégia para celular

Um plano sólido para mobile será decisivo para garantir o sucesso durante a Copa América. Apenas ter um site já não é mais suficiente para concentrar um grande volume de vendas. Está comprovado que os aplicativos registram taxas de conversão três vezes mais altas do que as da web para dispositivos móveis e quase o dobro em relação aos desktops.

Uma boa campanha de retargeting dinâmico, que dá visibilidade aos seus anúncios nos vídeos com maior tráfego durante a transmissão dos jogos, assim como no Facebook e Instagram, garante que sua marca esteja bem posicionada e que seus produtos estejam ao alcance do consumidor quando ele mais precisa, especialmente nos momentos de espera entre os jogos, nos intervalos e nas compras de última hora.

Concentre-se no consumidor omnishopper

O consumidor de hoje está online, está na loja física e, graças ao celular, nos dois lugares ao mesmo tempo. Para conquistar o omnishopper durante a Copa América, certifique-se de que a identidade de sua marca e os call to actions estejam em destaque em cada um dos pontos de contato da jornada de compras.

Implemente promoções especiais e divulgue-as adequadamente

De produtos relacionados à Copa América a bebidas, lanches e fast food, é altamente recomendável que você implemente promoções especiais (incluindo descontos, facilidades de pagamento, recompensas, etc.). Essas ofertas precisam estar visíveis e acessíveis em todos os momentos.

Invista em ferramentas de produtos patrocinados para que seus anúncios ocupem os primeiros lugares nos sites e aplicativos dos principais varejistas.

Conforme as partidas da seleção forem se aproximando, investir em publicidade direcionada nos principais sites para seu público-alvo será outra maneira eficiente de envolver novamente e engajar os consumidores. E se você aplicar uma abordagem omnichannel, orientando-os durante todo o processo de compra, seus esforços de marketing serão aprimorados.

 

Tiago Cardoso é Diretor Regional e Estrategista de Contas Latam, Criteo.

 

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Fonte: Primeira Página com informações da Criteo.

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