Varejo

Estudo indica que promoções são relevantes para o crescimento das marcas

Estudo indica que promoções são relevantes para o crescimento das marcas

Seis mercados fizeram parte da pesquisa da multinacional Kantar: Brasil, México, China Continental, França, Espanha e Reino Unido.

 

As promoções têm grande importância no crescimento global das empresas e marcas de bens de consumo. Um estudo da multinacional de painéis de consumo Kantar em seis mercados – Brasil, México, China Continental, França, Espanha e Reino Unido - aponta que em cada cinco dólares gastos, um foi em produtos promocionais.

Dentre os países analisados, o Brasil foi o que registrou o maior crescimento na importância das promoções, saltando de 10,7% em 2016 para 16,1% em 2018. Este movimento foi impulsionado principalmente pela desaceleração econômica, que gerou um consumidor mais consciente em suas escolhas. Com isso, o “atacarejo” se consolidou nos últimos anos como principal destaque - em 2018, 1 em cada 2 lares brasileiros comprou no canal.

O e-commerce também apresentou performance positiva globalmente, crescendo 15% em 2018. Porém, esse rápido movimento criou um mercado altamente competitivo em termos de promoções, que agora representam mais de um terço (36,1%) do valor total gasto no comércio eletrônico.

Para Manuela Bastian, Diretora de Expert Solutions da Kantar, a principal mudança na última década foi o aumento do uso da tecnologia em promoções, como, por exemplo, os programas de fidelidade personalizados. “Os compradores brasileiros tendem a procurar promoções. Quando encontram ofertas relevantes, acabam consumindo mais no canal e tornam-se mais leais, inclusive, aumentando seus gastos”, completa a executiva.

Vale ressaltar que o sucesso das promoções só é efetivo quando conseguem incentivar compras adicionais, as que não aconteceriam sem a ação promocional. Esse "crescimento incremental” é, portanto, a medida mais eficaz para analisar o desempenho de uma promoção.

“Muitas promoções acabam canibalizando ou antecipando compras que já aconteceriam de qualquer forma. A promoção eficiente é aquela que consegue gerar um volume incremental, seja via maior volume por visita ou por uma nova ocasião de compra”, finaliza Manuela.

 

Leia também: 5 dicas para reforçar as vendas de dia das mães e fidelizar clientes

Leia também: Magazine Luiza amplia atuação com a compra da Netshoes

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais