Varejo

Como proporcionar uma verdadeira experiência de compra ao consumidor

Como proporcionar uma verdadeira experiência de compra ao consumidor

Patricia Cotti, diretora Executiva do IBEVAR, pondera que deve existir um equilíbrio entre tecnologia e toque humano para uma conexão mais agradável e completa.

 

Alcançar um bom relacionamento com o consumidor final pode ser, muitas vezes, uma questão complicada. Quando se fala em novos hábitos de consumo, o assunto pode ficar ainda mais delicado. São clientes mais exigentes, que gostam de testar os produtos antes de efetivar a compra, que prezam por qualidade e que querem ter uma experiência de compra diferenciada.

Muitas marcas têm investido em práticas para estreitar esse contato com o cliente e proporcionar novas experiências de compra. Ações estratégias podem impactar positivamente o cliente, como por exemplo, engajar e treinar os colaboradores, utilizar tecnologias de ponta ou investir na ambientação de loja e nos canais de comunicação.

‘Human Touch’, aliado às novas tecnologias e tendências, contribui para uma experiência de compra mais agradável e completa. Um estudo mostrou que cerca de 59% dos consumidores sentem que as empresas perderam o toque físico e intimista diante das experiências de compra.

“Na edição deste ano da NRF percebi que o toque humano voltou com tudo no varejo americano e as empresas notaram que apenas a tecnologia não é a única saída, e sim mais um elemento que pode ser utilizado, analisa Patricia Cotti, diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

Tecnologias como Base de Dados, Analytics e AR/VR (Realidade Aumentada e Realidade Virtual) são ferramentas inovadoras e utilizadas para empoderar os funcionários, por meio da disponibilidade de informações ‘real time’, e que permitem que ele ofereça uma experiência de compra muito mais agradável ao cliente. “O digital pode facilitar a comunicação, disponibilizar ferramentas em tempo real e tornar o gerenciamento de tarefas mais eficiente”, comenta a executiva.

“Na compra de móveis, por exemplo, imagine circular em um ambiente já decorado, onde é possível interagir com o espaço e mudar a mobília de acordo com as preferências individuais do usuário. A experiência de compra é isso, a real sensação em obter o produto ou um serviço, antes mesmo de efetivar a compra”, finaliza Patricia.

O IBEVAR– Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxilia na construção de conhecimento dos associados. 

 

Fonte: Assessoria IBEVAR.

 

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