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Abicalçados tem expectativa positiva para Francal 2019

Abicalçados tem expectativa positiva para Francal 2019

Segundo entidade, feira é responsável pelo início das vendas de coleções que respondem por mais de 70% do total produzido no Brasil.

 

As expectativas da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) são positivas para a realização da 51ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios - Francal. O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destaca que a Francal é a feira brasileira que dá o start oficial para as vendas de calçados para a temporada quente do ano seguinte.

"A Francal, ao longo desses mais de 50 anos, tem se mostrado um termômetro importantíssimo acerca do comportamento do mercado, especialmente porque é responsável pelo início das vendas de coleções que respondem por mais de 70% do total produzido no Brasil", comenta.

Segundo o executivo, embora lenta, existe uma retomada nas vendas de calçados. "Em 2019, a nossa estimativa é de que possa haver um crescimento no consumo interno entre 0,4% e 2,3%, podendo chegar a mais de 870 milhões de pares", projeta Klein, para quem a Francal servirá para os varejistas abastecerem suas lojas para um segundo semestre que deve ser melhor do que o primeiro.

Para o mercado externo, o dirigente ressalta que a expectativa também é positiva, especialmente pela valorização do dólar, que faz com que o preço do calçado brasileiro fique mais competitivo no exterior. "A isso, soma-se a recuperação do mercado nos Estados Unidos, país que vem mudando seu fornecimento de calçados em função das incertezas geradas pela guerra comercial travada com a China, destaca Klein, citando a notícia de que os Estados Unidos aumentaram de 10% para 25% os impostos aplicados a calçados chineses.

A Abicalçados estará presente na feira fazendo a gestão do Programa Importador, promovido pela Francal em parceria com a entidade calçadista. Ao todo, serão trazidos para a feira 39 compradores de 16 países (Estados Unidos, Rússia, Colômbia, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Catar, Índia, Polônia, Costa Rica, Nicarágua, Uruguai, Panamá e Martinica).

"É muito importante que o calçadista brasileiro, neste momento positivo para a exportação, siga aumentando seus laços no mercado internacional", avalia a coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressaltando que, antes mesmo da feira, já foram agendadas mais de 300 reuniões com expositores da Francal.

Além dos importadores, a Abicalçados e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realizarão, em conjunto, o Projeto Imagem. Nesta edição, que abrangerá visitas à Francal e ao Inspiramais, serão trazidos nove jornalistas de veículos da Itália (Arsutoria), Espanha (Fucking young), Argentina (Serma e Cuero America), Colômbia (Style America, Carrusel e Vanguardia) e Peru (Gestión/Moda Inc e Prestigia).

Carla Giordani, assistente de Projetos da Abicalçados que fará a gestão do grupo junto com a Assintecal, destaca que os jornalistas estrangeiros se comprometem, pelo projeto, publicar materiais sobre a Francal e os calçados brasileiros e o Inspiramais. "Trata-se de uma visibilidade relevante em veículos de representatividade em seus países", avalia.

No segundo dia da feira, 4, a Abicalçados realizará a tradicional coletiva de imprensa a partir das 12 horas. O evento, que acontece no estande da Francal, abordará temas como análise do primeiro semestre para o setor, divulgação de dados e previsões constantes no Relatório Setorial Brasil Calçados e projeções para curto prazo tanto no mercado interno como externo.

Participam do encontro com jornalistas os presidentes do Conselho Deliberativo e executivo da Abicalçados, Caetano Bianco Neto e Heitor Klein; o diretor-executivo (futuro presidente-executivo) da Abicalçados, Haroldo Ferreira; o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), Marcone Tavares; e o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala.

Também no dia 4, o consultor do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), Igor Hoelscher, fará uma palestra sobre "A importância da identificação como elemento integrador para a redução de custos e aplicações em IoT e Omnichannel".

"A apresentação trará informações relevantes sobre boas práticas e padrões para a integração entre a indústria e o varejo para reduções de custos e desenvolver a competitividade das empresas", adianta Hoelscher. A exposição será no palco 1 do IED, das 13h30 às 14h10.

 

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Fonte: Abicalçados.

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