Entidades

ENTREVISTA: Paulinho Schemes, presidente da ABRECAL

ENTREVISTA: Paulinho Schemes, presidente da ABRECAL

Dirigente conta ao Portal Francal quais são os principais desafios dos Representantes Comerciais e de que forma a Francal vai colaborar para a modernização do varejo de calçados e acessórios.

 

As profundas mudanças nos hábitos dos consumidores afetam não só sua relação com as lojas, mas com toda a cadeia. Um destes elos são os Representantes Comerciais, que precisam acompanhar os novos tempos.

Nesta entrevista ao Portal Francal, Paulinho Schemes, presidente da ABRECAL – Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios conta quais são os principais desafios da categoria e de que forma a Francal vai colaborar para a modernização do varejo de calçados e acessórios.

 

Portal Francal: Qual a importância da Francal para o setor calçadista e seu novo posicionamento de oferecer soluções para o varejo?

Paulinho Schemes: A Francal, nestes 51 anos de existência, se posicionou como lançadora de moda verão, sendo a feira mais longeva do mundo calçadista em atividade. O evento percebeu a necessidade de mudar e, com muita ousadia, está quebrando um paradigma, de que feira é somente para vender calçados, bolsas e acessórios.

Tive a oportunidade de conhecer o projeto em Curitiba no Roadshow Lojista do dia 28 de março. Esta “reinventada” Francal 2019 terá um espaço de mais de 2 mil metros quadrados para apresentar tudo que se pode imaginar sobre e para o varejo.

É simplesmente imperdível! Os lojistas que deixarem passar essa oportunidade sem dúvida ficarão no prejuízo, pois conhecer essa nova realidade do varejo multimarcas fará toda diferença para o futuro do seu negócio. Será uma feira diferente. A equipe da Francal superou as expectativas quando alinhou três pontos: Inspiração, Conhecimento e Fornecedores.

 

Do ponto de vista do Representante Comercial, como o 100% Varejo da Francal 2019 colabora para melhorar o resultado das lojas?

Estamos vivendo um novo momento de mercado: mudou o hábito de compra da nova geração de consumidores. Se as lojas não se adaptarem ao novo, sem dúvida ficarão para trás. Então, participar da Francal e ter essa experiência no espaço 100% Varejo abrirá a mente para essa realidade e irá dar um norte para corrigir o que for necessário dentro do seu negócio para voltar a crescer.

 

O Painel do Representante Comercial da Francal 2019 vai abordar o futuro do varejo de multimarcas e seu impacto na atividade do Representante Comercial. Discorra um pouco sobre este tema.

Estou no mercado há 29 anos e neste tempo presencie várias mudanças, principalmente as tecnológicas - correio, fax, e-mail, sistemas online de envio de pedidos etc. - mas nenhuma foi tão impactante como a deste momento vivido pelo varejo multimarcas. A segmentação chegou a este formato de loja de calçados e vem causando baixas de vendas que muitos clientes creditam ao momento econômico, mas na verdade boa parte se deve à falta de foco e gestão.

Por outro lado, estamos vendo o crescimento das lojas monomarcas e aí reside a ameaça do futuro dos Representantes Comerciais. A tendência é o encolhimento das lojas multimarcas, pois os lojistas que não mudarem o perfil de suas lojas e se adaptarem a esse novo consumidor e suas necessidades não sobreviverá. Ouvi há pouco tempo numa palestra o seguinte: Não sobreviveram os lojistas mais experientes, com caixa alto e loja bonita, e sim os que se adaptarem à essa nova realidade de mercado. Pois continuar fazendo tudo igual e querer obter resultados diferentes é mágica.

 

Como os Representantes Comerciais de calçados e acessórios vêm se atualizando frente ao novo comportamento de compra dos consumidores?

O primeiro passo é entender que o mercado mudou e admitir que quem não se adaptar ficará fora. Estudar, cursar universidade, fazer pós-graduação, mestrado, doutorado se for o caso; ir além e frequentar cursos, seminários; ler, viajar para exterior; participar das feiras realizadas em São Paulo, que oferecem muitas informações e palestras. Sem isso, nada irá adiantar ter experiência e ser amigo dos clientes.

 

Quais são os principais desafios da atividade nos dias de hoje?

O grande desafio é fazer as pessoas que participam deste universo de mercado entenderem que as coisas não serão mais como antes.

 

Leia também: Ícones do varejo participam da programação da Francal

Leia também: Abicalçados, Assintecal e Francal promovem evento em Novo Hamburgo/RS no dia 11 de abril sobre cenário econômico

 

Fonte: Primeira Página. 

Redes Sociais