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Prêmio Direções aponta referências em design de calçados

Prêmio Direções aponta referências em design de calçados

Premiação quer estimular as indústrias de calçados a adotarem diferenciais competitivos. Francal é uma das patrocinadoras

 

Em um cenário extremamente competitivo a chave para o sucesso está na criação de diferenciais no produto. O preço já não é mais tão importante quanto o design e a experiência proporcionada pela compra.

É com o objetivo de instigar as indústrias de calçados a adotarem esses diferenciais que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou o Prêmio Direções, que entre outras categorias, premia os melhores cases em Design. 

As duas vencedoras nesta categoria do Prêmio Direções no ano passado foram as empresas Ortopé, na categoria médio/grande porte, e a Fábres, na de micro/pequeno porte. A primeira, com a criação das linhas Letra Led e Zip Max, que tem como objetivo resolver o problema do descalce. Afinal, pé no chão, para crianças, é sinônimo de liberdade para brincar.

Assim, a empresa criou tênis que também são brinquedos, com inscrições em led e, no caso do Zip Max, com a possibilidade de troca de cabedais apenas com um zíper, rodinhas na sola e borrachinhas coloridas no lugar de cadarços. Em um ano, foram mais de 50 mil tênis vendidos, com preços que variam de R$ 300 a R$ 500. 

Já a Fabrés, que levou a premiação como empresa de micro/pequeno porte, teve destacado o luxo sustentável. Com a ideia de gerar o menor impacto possível no meio ambiente, a marca optou por um design autoral que dirime a possibilidade de cópias e pelo slow fashion, com produto atemporais e maior durabilidade - portanto diminuindo o consumismo desenfreado.

Além disso, a empresa realizou parceria com fornecedores e cooperativas produtoras de materiais sustentáveis, especialmente reaproveitados no modelo upcycling. A medida retornou em crescimento para a empresa, que aumentou sua estrutura física para o incremento de produção. 

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que os cases inscritos são avaliados por uma banca de especialistas que só terão os nomes revelados na cerimônia de entrega do Prêmio Direções, marcada para o dia 25 de abril, em Novo Hamburgo/RS. "O nosso objetivo é atrair cada vez mais empresas com cases robustos e que contem histórias que possam servir como referências positivas para toda a cadeia produtiva", comenta o gestor.

As inscrições para a iniciativa, que premia duas empresas - uma de micro/pequeno e outra de médio/grande portes - nas categorias Gestão Industrial, Marketing, Internacionalização, Design e Sustentabilidade, são gratuitas pelo site www.premiodirecoes.com.br e se estendem até o próximo dia 1º de março. As empresas associadas à Abicalçados ainda recebem o benefício de redação do case. Além das empresas, o Prêmio Direções destaca o jornalista responsável pela melhor matéria setorial escrita ao longo de 2018. 

Podem participar da premiação, todas as empresas calçadistas com sede no Brasil, associadas ou não à Abicalçados, que apresentem casos práticos ou cases de sucesso executados a partir de 2017. Em cada categoria, serão agraciadas duas empresas, uma de médio/grande e outra de micro/pequeno portes, totalizando dez vencedores, além do jornalista com a melhor publicação.

A divisão de porte tem base nos critérios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), companhias com até R$ 4,8 milhões anuais de faturamento se enquadram na categoria micro/pequeno portes e as demais na categoria superior.

Os vencedores, além do troféu do Prêmio Direções, recebem divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados.

O Prêmio Direções é uma promoção da Abicalçados que conta com os patrocínios da Couromoda e Francal Feiras. Mais informações, regulamento e inscrições no site www.premiodirecoes.com.br ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fonte: Abicalçados.

 

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