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Processo de compra consiste no reconhecimento da necessidade, diz especialista

Processo de compra consiste no reconhecimento da necessidade, diz especialista

Palestra “Tendências do Varejo Mundial e Experiências de Compra” encerra a temporada do Retail Now na Francal  2019.

 

Mauricio Morgado, Coordenador da FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas), descreveu métodos de aprimoramento para a jornada de compra do cliente no varejo.  Segundo o palestrante, o processo de compra consiste no reconhecimento da necessidade, na busca por informações, na avaliação das alternativas, na compra e nas impressões pós-compra.

“Dentro desse contexto, é essencial traçar um mapeamento da experiência de compra com a jornada do cliente, as motivações, as dúvidas e desejos, os pontos de contato com o varejo, bem como os processos internos”, indica Morgado.

Para ir além, ele indicou que o reconhecimento das necessidades do cliente abre portas por meio do Omnichannel, seguido do marketing off-line e do conteúdo especializado. “Outra etapa importante é a busca por informações: onde está o seu cliente? Você tem estoque para atendê-lo? Qual o seu prazo máximo de entrega? ”, questionou.

Depois disso, de acordo com o especialista, deve-se avaliar as alternativas sobre experimentação e aprendizado, exclusividade e personalização, visual merchandising, conforto e atendimento. “Sobre a compra, o destaque vai para rapidez e flexibilidade, discrição e benefícios, caixa e crédito, recebimentos e crediários.”

Por fim, as impressões pós-compra. Sobre elas, Morgado acrescentou a importância das assistências em todos os casos, nas devoluções e reclamações, nos defeitos, na decepção e fidelidade, no marketing e na logística.

 

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Fonte: Primeira Página.

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