Feira

Aflito, consciente e prático: veja os três perfis de consumidor, de acordo com Teresa Rebello

Aflito, consciente e prático: veja os três perfis de consumidor, de acordo com Teresa Rebello

Especialista em Gestão e Marketing de Moda adianta qual o comportamento do consumidor do futuro.

 

Para mapear as preferências dos clientes a médio e longo prazos, Teresa Cristina Rebello, consultora e docente das áreas de Gestão e Marketing de Moda, apresentou palestra no Talk IED da Francal 2019. Com o tema “O Consumidor do Futuro: Tendências e Comportamento de Consumo”, a fala de Teresa apontou quatro pontos fundamentais a serem compreendidos pelo varejo.

“O mais importante para o empresário é saber como o consumidor seleciona, compra, usa e descarta. Como é o percurso dessa pessoa? Do link patrocinado, passando pela loja física, como ele combina as peças, como marca a foto, e onde ele joga o produto que não quer mais”, explica. “Vai sobreviver no mercado quem identificar esses quatro pontos.”

De acordo com a especialista, o consumidor do futuro teve seu poder de compra diminuído nos últimos anos, de modo que está retraído. “Ele também se preocupa com o futuro do planeta, com o consumo exacerbado. Além disso, está cansado do excesso de informação, e confuso sobre qual marca vai escolher. Ele quer produtos e serviços únicos, customizáveis, e quer se sentir seguro.”

O impaciente aflito, o ativista consciente e o hedonista prático – segunda Teresa, estas são as três personalidades do consumidor atual. “Qualquer pessoa pode ser qualquer uma dessas personalidades a qualquer tempo”, esclarece.

“O impaciente, por exemplo, tem pressa, é imediatista, valoriza a conveniência”, explica, acrescentando, ainda, que este é aquele tipo de consumidor que busca a todo custo não interagir com vendedores nas lojas físicas. “Este, aliás, é um problema que o varejo precisa descobrir como resolver.”

 

Fonte: Primeira Página.

Redes Sociais