Mercado

Geração Y é líder em compras online no 2º trimestre

Compras de consumidores nascidos entre 1980 e 1994 representam 48,7% do faturamento do e-commerce brasileiro.

 

Ao abordar o assunto “compras via internet”, uma possível impressão é a de que os consumidores que mais usam esse recurso são os mais jovens, nativos do mundo digital.

A realidade, porém, é diferente do que o senso comum indica: de acordo com o Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado para e-commerce, quem concentra a maioria dos pedidos feitos on-line é a Geração Y (pessoas entre 25 e 39 anos).

De acordo com os dados apurados no segundo trimestre, os consumidores da Geração Y concentram 48,4% do total de pedidos realizados, totalizando 18,8 milhões de compras no período. Em faturamento, esse grupo gerou R$ 7,8 bilhões em compras no período, com tíquete médio de R$ 416,10.

A maior parte dos gastos desses consumidores está relacionada às categorias de Moda e Acessórios; Entretenimento; Móveis, Construção e Decoração; Eletrodomésticos e Ventilação; e Brinquedos e Bebês.

Logo atrás da Geração Y, quem ocupa o segundo lugar no volume de compras online é a Geração X (consumidores nascidos entre 1960 e 1979). Ao todo, essa geração realizou 11,6 milhões de pedidos no segundo trimestre (29,8% do total realizado no período) e gerou faturamento de R$ 4,9 bilhões (representando 30,6% do total). O tíquete médio dos compradores que possuem entre 40 e 59 anos é de R$424,70.

Na terceira colocação, aparece a Geração Z. Do total de pedidos no 2º trimestre, 6,2 milhões foram feitos por consumidores que nasceram a partir de 1995, representando 16,1% do total. Ao analisar o faturamento, a camada mais jovem da população representa 14,7% do montante arrecadado, chegando no número de 2,4 bilhões de reais, com um tíquete médio de R$377,20.

Por último, quem menos consumiu no total foi a geração de Baby Boomers. Os consumidores que nasceram entre 1940 e 1959 geraram 2,2 milhões de pedidos no período, representando 5,7% do total. Em aspectos financeiros, essa geração consumiu R$ 953 milhões no 2º trimestre (5,9% do total).

Na comparação entre gêneros, as mulheres tiveram um percentual maior que o dos homens no mercado, com 51% dos pedidos feitos (49% do total foram pedidos do público masculino).

Nas gerações Z e Baby Boomers, o resultado foi diferente, com os homens predominando nas compras online. Já nas gerações X e Y, as vendas seguiram o diagnóstico do mercado, com o público feminino realizando mais compras.

 

Leia também: Maioria dos jovens utiliza dispositivos móveis para pagamentos

Leia também: Brasileiros têm preferência por fazer compras on-line à tarde

 

Fonte: Primeira Página, com informações da Compre&Confie.

Redes Sociais