Inspirações

Setor calçadista respira mais aliviado

Dados do IBGE mostram que produção de calçados teve um incremento de 11,8%.

 

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o setor calçadista tem boas expectativas para daqui em diante, principalmente, em virtude da melhora do nível de emprego e da retomada gradual da confiança do mercado. Isso, especialmente no que diz respeito ao mercado interno, que consome mais de 85% do total produzido pelo setor.

Com os dados publicados pelo IBGE – em julho, houve um incremento de 11,8% na produção de calçados – segundo a Abicalçados, o setor consegue reverter um quadro negativo na produção e agora fica com incremento de 3,2% no acumulado dos sete primeiros meses do ano.

O fato teve reflexo, inclusive, na geração de empregos. E não é para menos! Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no mês sete do ano foram gerados 322 postos na indústria calçadista.

No varejo, o índice também é positivo. Conforme o IBGE, em julho, o incremento nas vendas foi de 6,6% e veio após quatro meses de quedas consecutivas. Com o resultado, no acumulado dos sete meses, o setor reverteu um quadro negativo e ficou 0,4% positivo.

“Existe uma expectativa de que o quadro siga em crescimento, especialmente levando em consideração o ambiente econômico e a liberação do saque do FGTS”, completa Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados.

 

Leia também: Abicalçados insere webinar em sua programação

 

Leia também: Compradores internacionais vêm conhecer empresas de Franca

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais