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Designer francano comemora nova etapa profissional

Sete vezes vencedor do Prêmio Francal Top de Estilismo, Augustinho Ferreira acaba de concluir o curso oferecido pelo Istituto Europeo di Design, que incluiu um módulo na Itália.

 

Seis horas de estrada para São Paulo no fim das tardes de sexta-feira e o mesmo trajeto de volta nas noites de domingo. Esta foi a rotina do designer francano Augustinho Ferreira durante um ano, tempo que cursou o One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business, oferecido pelo IED São Paulo – Istituto Europeo di Design e concluído no final de agosto.

Augustinho ganhou a bolsa de estudos em 2016, na cerimônia do Prêmio Francal Top de Estilismo. Naquela noite, ele conquistou o prêmio pela sexta vez (voltou a vencer em 2018) na categoria Calçado Masculino e ainda viu seu modelo ser reconhecido pelos jurados como o que mais se adequou ao tema proposto por aquela edição do concurso (“Culturas e Fronteiras - Explorando o seu repertório através de um novo olhar”), o que lhe valeu a bolsa do IED.

Mesmo com seus 21 anos experiência profissional na Democrata, 16 deles na área de desenvolvimento de produto, Augustinho reconhece que ainda tinha muito a aprender. “Eu não tinha noção de muita coisa. A partir de agora, os calçados que eu criar serão muito melhores”, garante.

Com 184 horas-aula e ministrado aos sábados e domingos, sendo uma vez ao mês, o One Year – Shoes & Bags – Design and Business tem como proposta desenvolver o potencial de profissionais para atuarem com sucesso em todas as áreas do mercado de calçados e bolsas: desde a concepção, design e desenvolvimento das peças, até idealização da marca, visão estratégica e de mercado, utilização das ferramentas de marketing e comercialização em todas as escalas até o varejo.

“Ele usou e abusou desta oportunidade única. Não faltou em nenhuma aula e se esforçou bastante”, elogia a coordenadora do curso, Meline Moumdjian, que acompanhou de perto cada passo de Augustinho durante as aulas. “O curso fez diferença na vida dele. O projeto de conclusão que ele apresentou foi muito maduro e prova que ele absorveu o diferencial que o Design Estratégico traz para um projeto de marca e/ou coleção”.

No trabalho de conclusão do curso citado por Meline, Augustinho praticou uma das principais lições aprendidas, que ele chama de “sair da zona de conforto”. Em vez de trabalhar com um produto que domina, o calçado masculino, ele se aventurou no desenvolvimento de uma marca infantil.

Augustinho garante que os novos aprendizados vêm colaborando muito para o seu dia a dia profissional na Democrata: “Depois da troca de experiência com tantos professores de alto nível, hoje eu tenho bagagem para conversar com qualquer pessoa na empresa, de diferentes postos hierárquicos”.

 

Itália

Um dos módulos do One Year Shoes & Bags – Design and Business envolve visita de campo na Itália, passando pelo circuito comercial e duas das mais importantes feiras de calçados e acessórios de moda do mundo, a Micam e a Mipel, em Milão e Florença.

“Foram 13 dias que mudaram minha vida!”, relembra Augustinho sem esconder uma ponta de saudade. “A Itália é o berço do design, e esta semana agregou muito para mim, tanto profissional quanto pessoalmente”. O designer brinca que até o jeito de falar e de se vestir estão diferentes depois desta experiência.

“Na Itália, os alunos conseguem perceber o diferencial do produto italiano e a forma como eles aplicam o que chamam de ‘Advanced Craftmanship’, ou seja, o modo de fazer o produto com inovação e tecnologia sem perder o diferencial do artesanal e exclusivo”, explica Meline.

Os designers de calçados e bolsas, empreendedores e executivos francanos que quiserem desfrutar do mesmo aprendizado e experiência de Augustinho terão oportunidade a partir do dia 19 de outubro, quando o IED São Paulo dará início a uma nova turma do One Year Shoes & Bags – Design and Business.

Todas as informações sobre o curso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da instituição:  https://ied.edu.br/sao_paulo/curso/oneyear/shoes-bags-design-and-business.

 

Prêmio

Por mais de 20 anos, o Prêmio Francal Top de Estilismo incentivou profissionais e novos talentos a darem sua contribuição para o desenvolvimento de uma identidade brasileira da moda em calçados e acessórios, estimulando a criatividade e o conhecimento.

Para 2020, o prêmio que está sendo totalmente ressignificado, com novo propósito e um conceito totalmente diferente, mas sem perder sua essência de estimular o surgimento de novos talentos para o mercado de trabalho na indústria de calçados e bolsas.

 

 

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