Na tarde desta terça-feira (23/8), Ana Romero, diretora de arte, cenógrafa e professora do IED – Instituto Europeu di Design, ministrou no Espaço 100% Varejo, durante a FRANCAL ABLAC SHOW, a palestra “5 passos para montar uma vitrine de sucesso”. Com mais de 20 anos de carreira, a profissional trouxe dicas importantes para que lojistas possam se destacar no mercado e encantar o observador e convertê-lo em seu cliente habitual.
Para Ana, a vitrine de uma loja deve ser tratada como um meio de comunicação e os elementos nela expostos vão muito além dos produtos. É a disposição desse espaço que vai comunicar o que um cliente pode esperar em termos de qualidade, preço e diferencial.
Para que essa magia aconteça, alertou Ana, os lojistas devem saber responder: quais são os produtos mais vendidos e o que demora mais para vender? “Aqui é preciso escolher entre os produtos protagonistas”. Quais são as novidades e as seleções especiais? Na sua visão, é importante definir o mix e quantidade com coesão. “Uma vitrine abarrotada de sapatos de todas as cores e estilo chama menos a atenção de um mix de produtos que conversem entre si e com o contexto da época.”

Outro ponto debatido durante sua apresentação tratou da venda de produtos sem a necessidade de exposição em destaque. Assim como existem o “pretinho básico” para roupas, o mesmo serve para sapatos. Então, não vale a pena dar destaque para algo que já se vende sozinho.
Em relação ao ticket médio e a disposição de compra do consumidor, Ana ressaltou que, em tempos de recessão,não é coerente colocar na vitrine um produto com valor alto e espantar o seu perfil de cliente.
Entre tantas dicas dadas pela professora do IED, ela também falou sobre as zonas ópticas, ou seja, para onde nosso olhar é direcionado quando olhamos uma vitrine? É preciso ficar atento à chamada área nobre que corresponde a uma altura entre 0,70 e 1,20 do chão. É nesse espaço que devem ficar os produtos de destaque.
FRANCAL ABLAC SHOW
Data: 22 a 24 de agosto
Horário: 10h às 19h
Local: Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte (Avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo)
Para mais informações, credenciamento gratuito e inscrição nos eventos, clique aqui.
Apoio: Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Abiacav (Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem) e SindiFranca (Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca)
Acompanhe as novidades do evento no site e nas redes sociais:
Instagram | Facebook | Youtube | LinkedIn
Sobre a FRANCAL ABLAC SHOW
Com formato modular alinhado às boas práticas internacionais, a FRANCAL ABLAC SHOW, organizada pela Francal Feiras, proporciona aos fabricantes e lojistas do setor de moda em calçados e acessórios do Brasil um novo ambiente de negócios para estimular as vendas de fim do ano, ampliar o relacionamento e a troca de ideias. O evento também tem o propósito de que o varejo possa acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo por meio de conteúdo qualificado e experiências inovadoras. A feira é exclusiva para profissionais do setor e é gratuita mediante credenciamento antecipado no site.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
e-mail equipe: imprensa@francal.com.br
www.2pro.com.br