O dogma do crescimento, a ideia de que aumentar o faturamento deve ser a prioridade máxima, tem levado muitas empresas ao fracasso. Crescer é desejável, mas a maioria das empresas que dizem estar crescendo está, na verdade, apenas inchando.
Inchar não é crescer
O inchaço ocorre quando a empresa expande faturamento e número de funcionários enquanto destrói margens de lucro e rentabilidade, aumentando o risco financeiro e operacional. Esse processo muitas vezes vem acompanhado de caos gerencial.
Crescer é diferente. O verdadeiro crescimento significa ampliar a capacidade de geração de caixa operacional. Empresas saudáveis priorizam lucratividade e rentabilidade antes de impulsionar faturamento. Estudos comprovam que essa estratégia é mais eficaz para o sucesso a longo prazo.
A prioridade certa
Mais vendas não significam automaticamente mais lucros e rentabilidade. O essencial é definir prioridades corretas. Alex Coad, especialista em empresas de alto crescimento, identificou que elas expandem suas dimensões de forma inversa às tradicionais, priorizando produtividade antes da expansão.
Produtividade: a chave do crescimento saudável
Produtividade é fazer mais com menos. Empresas altamente produtivas maximizam o uso de recursos, aceleram o ciclo de caixa e utilizam tecnologia para otimizar processos. Elas sabem que o segredo do crescimento sustentável está na sua capacidade de geração de valor através de modelos de negócio eficientes e equipes competentes.
Mas como essas empresas chegam lá? Esse será o tema do nosso próximo encontro.