Cadeia calçadista terá inovador sistema integrador de informações

Modelo vai promover uma transformação na atual gestão da cadeia de fornecimento e diminuir problemas que vão desde o excesso de estoque até a ruptura nos pontos de venda.

Resumo da notícia

  • Cadeia calçadista, da matéria-prima ao consumidor final, vai ganhar um inédito e inovador sistema integrador de informações ainda neste ano
  • Anúncio foi feito na segunda reunião do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado, realizada no dia 6
  • Sistema vai possibilitar a troca rápida de informações desde o ponto de venda até os fornecedores de insumos
  • Objetivo é diminuir problemas como o excesso de estoque e ruptura no varejo
  • Vectis Solutions ficará responsável pelo desenvolvimento e execução, enquanto a Neogrid cuidará de coletar os dados, processá-los e disponibilizá-los
  • Francal Ablac Show vai divulgar o sistema e trabalhar no engajamento das empresas à novidade.
  • Projeto piloto terá início nos próximos dias e deve apresentar os primeiros resultados ainda neste ano

A cadeia calçadista, da matéria-prima ao consumidor final, vai ganhar um inédito e inovador sistema integrador de informações ainda neste ano. O anúncio foi feito na segunda reunião do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado, realizada no dia 6, na sede da Francal Feiras, em São Paulo, para os representantes das principais entidades do setor participantes do encontro.

O sistema integrador da cadeia calçadista vai possibilitar a troca rápida de informações desde o ponto de venda até os fornecedores de insumos, passando pelos representantes comerciais e indústria. Além de integrar todos os atores, o sistema promove uma verdadeira transformação na atual gestão da cadeia de fornecimento e diminuir problemas como o excesso de estoque (que afeta a rentabilidade das lojas) e ruptura (perda da venda pela falta de itens demandados pelos consumidores), entre outros.

Vectis Solutions, associação de consultores com larga experiência no gerenciamento de organizações, ficará responsável por criar o modelo de funcionamento do sistema (algoritmos e processos customizados para o setor calçadista), desenvolvimento e execução, enquanto a Neogrid, referência global em soluções para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e informações para inteligência de mercado, cuidará de coletar os dados, processá-los e disponibilizá-los para a cadeia. No papel de agregadora do setor, a Francal Ablac Show vai divulgar o sistema e trabalhar no engajamento das empresas à novidade.

Piloto

O projeto piloto do sistema integrador da cadeia calçadista terá início nos próximos dias, numa reunião entre Neogrid, Vectis, Francal Ablac Show e os fabricantes e lojistas que manifestaram interesse em participar dos testes durante o encontro do Conselho. O piloto será formatado de modo a garantir a agilidade do desenvolvimento e deve apresentar os primeiros resultados ainda neste ano.

Para Humberto Batista, adviser da Neogrid e CEO da Vectis, os maiores entraves da cadeia calçadista no dia de hoje são tempo de reação e acesso aos dados. “É preciso trocar a ideia atual de volume pela ideia do tempo. O setor tem que pensar não no ‘quanto’, mas no ‘quando’”, explica. “É preciso também uma ferramenta acessível que transforme os dados brutos em informação relevante, e para isso é fundamental contar agentes neutros gerenciando o processo, como a Neogrid e a Francal”.

O diretor de Negócios da Francal, Fernando Ruas, ressalta que o papel aglutinador no desenvolvimento do sistema integrador da cadeia calçadista vem ao encontro do novo posicionamento da Francal Ablac Show: “Queremos cada vez mais oferecer soluções ao mercado e entregar valor aos nossos expositores e visitantes”. O executivo acredita que, a partir dos primeiros resultados, mais e mais empresas vão aderir ao sistema.

O Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado é composto por 23 membros, representantes das entidades Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios (Abrecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), além fabricantes, lojistas, fornecedores e diretoria da Francal.

Francal Ablac Show

A Francal Ablac Show 2020 é uma parceria entre a Francal e a Ablac para impulsionar o mercado calçadista o ano todo com uma série de ações coordenadas. Além do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado, já foi realizada a Missão Francal Ablac NRF 2020 em Nova Iorque (janeiro) e o evento pós NRF 2020 promovido pela Fundação Getulio Vargas (5 de fevereiro). Estão programados, ainda: Rodadas de Negócios em Franca/SP (14 a 16 de abril) e Novo Hamburgo/RS (15 a 17 de setembro), a Francal Ablac Show 2020 (1 a 3 de junho) e Francal Ablac Show – Salão Alto Verão (24 e 25 de agosto), ambas em São Paulo, e presença em feiras regionais por todo o País, como a BahiaCal, realizada em janeiro.

Com sede em São Paulo, a Francal Feiras, maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, atua em 15 diferentes setores, entre eles o calçado e bolsas, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes. Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.

A Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados possui cerca de 1,8 mil associados, entre eles a 40 maiores redes de lojas de calçados brasileiras, que reúnem 14 mil pontos de vendas e são responsáveis por cerca de 51% do faturamento do canal. Com forte atuação institucional, a entidade vem ampliando suas atividades nos últimos anos no campo político e, agora, soma-se à Francal para ofertar aos seus associados novas oportunidades de especialização em diferentes áreas do conhecimento, bem como de aquisição de produtos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
Luiz Carlos Franco / Jota Silvestre
ppagina@ppagina.com / redacao.jota@ppagina.com
11 5908.8210
Fevereiro 2020