Francal E-commerce Solution

COBERTURA 2018

E-commerce Solution estreou na Francal
Pela primeira vez em um mesmo ambiente, reunimos conteúdo para capacitação e inovação e fornecedores especializados. De um lado, palestrantes falaram sobre temas relacionados ao comércio eletrônico voltado para o varejo e a indústria de moda, como operações on-line, marketplace, multicanais, meio de pagamento, entre outros. Paralelamente, 28 empresas especializadas em plataformas e serviços para e-commerce se alternaram para oferecer soluções e tecnologias.

Confira depoimento de participantes

A DCG (Dgital Commerce Group) esteve presente a fim de mostrar suas soluções e consultoria em marketplace. De acordo com Gabriela Santana, head de Marketing, “o objetivo da DCG é aumentar o tráfego da loja contratante, bem como ampliar o seu relacionamento com o público, expandindo o networking. Quando questionada sobre a importância de uma participante de e-commerce estar presente como expositora na Francal, Santana foi taxativa: “Relacionamento”. Para ela, toda empresa deve se mostrar ao cliente, de modo que ele possa aumentar a sua confiança com essa proximidade.
A Mandaê aproveitou para, além de mostrar ao mercado calçadista a sua plataforma de soluções em logística, à qual tem a função de distribuir os produtos de uma determinada empresa para suas respectivas transportadoras, a sua nova ferramenta de rastreamento. O Rastreaê, como foi batizado, é um app que rastreia o produto a ser entregue ao cliente, informando sua localização durante o trajeto ( vendedor/Mandaê/distribuidor final/cliente). Para Douglas Cunha, chefe de Produto, “estar na Francal é uma estratégia para penetrar no setor e se mostrar ao público da moda, que vem aos poucos aderindo ao e-commerce”.
Para marcar sua passagem, a Jet E-business divulgou a plataforma Neo Omnichannel. Com painel de gerenciamento de vendas, a principal característica deste produto é a capacidade de conexão com vários marketplaces paralelamente. De acordo com Jéssica Botechia, representante Comercial, a ferramenta oferece ao cliente uma compra 70% mais rápida, -20% de abandono de carrinho e 30% de transações efetivadas.
A All In quis mostrar sua plataforma de comunicação digital (e-mail, SMS , push). Segundo Sudan Trevisani, executivo sênior, “a principal função da All In é a automação do marketing via disparos de mensagens. A empresa oferece treinamentos, com soluções para que o cliente opere juntamente com sua equipe, ou estabelece toda a estratégia de comunicação para quem prefere contratar a campanha pronta.
A Hub Sales se coloca como intermediadora dos negócios do cliente com os canais digitais. Robert Alexandre afirma que a Hub Sales “negocia o posicionamento dos produtos nesses canais com serviços de assessoria digital”. Essa assessoria contempla documentação, suporte, informações dos concorrentes, credenciamento, acompanhamento diário do comportamento da exposição dos produtos e das vendas, configuração de todo o mix de produtos e monitoramento de preço, custo de frete, bem como disponibilidade em todos os marketplaces de produtos concorrentes ou similares.
A F1 Soluções divulgou o F1 HUB, cujos recursos compreendem dashboard gerencial, criação, edição e publicação dos produtos em um único painel, atualização de preços e estoques centralizada, múltiplas políticas de frete, possibilidade de precificação por canal, automação das operações de reservas e pedidos e integração com soluções de frete e logística. Para completar, Katia Duque, executiva Comercial, frisou que “a F1 Soluções atua nas vertentes B2B e B2C, integrando o cliente, inclusive o calçadista, com os principais maketplaces e canais de vendas”.

O objetivo da Synapcom foi mostrar a importância da terceirização do e-commerce. A empresa oferece serviços personalizados; da gestão à operação. Sua jornada é dedicada ao B2B e B2C com soluções para atender demandas de empresas e atendimento à pessoa jurídica. Em entrevista, Marina Nogueira, do Marketing Institucional, informou que, além de toda a assessoria, “a empresa disponibiliza um centro logístico para abrigar os produtos dos clientes como um diferencial de cuidado full time”.
A ShopBack participou do evento divulgando sua plataforma de retenção, recaptura e reengajamento. Segundo Douglas Lemos, “a empresa possui mais de nove soluções e incrementos de até 35% na taxa de conversão de e-commerce”.
A Adtail trouxe para a Francal 2018 performances que unem tecnologia e comunicação digital para a otimização de processos. De acordo com Bruno Harter, responsável por novos negócios, “a empresa gerencia diferentes investimentos no âmbito digital, com planos personalizados aos objetivos e necessidades dos clientes”. Tudo isso utilizando canais como redes sociais, e-mail marketing e youtube, por exemplo.
Também presente, a Total Express divulgou no E-Commerce Solutions soluções de frete para pequenos e médios e-commerces. Segundo o diretor Comercial Marcos Efroin, “a plataforma da empresa oferece consultas de frete em modo on-line, coleta automática e ainda permite que o usuário disponibilize informações aos clientes (tracking de pedidos) de modo 100% integrado”. Além disso, o produto tem uma ferramenta de consulta de status para o consumidor final, atendimento ao embarcador com SAC próprio e sistema de tratamento de não conformidades.

Por sua vez, a WebJump esteve na feira com sua plataforma de soluções de comércio para B2B e B2C. Entre as habilidades da empresa, destacam-se suporte de compra corporativa, gerenciamento de pedidos, experiências de compras avançadas e gestão de esforço com a integração de qualquer sistema back-end por meio de APIs e extensões. Conforme Erick Melo, “a WebJump se dedica a todo tipo de empreendedor, seja ele lojista, fabricante ou distribuidor, a fim de transformar todas as experiências de vendas dos produtos, e gerenciando solicitações de cotação de forma eficiente por meio de um fluxo de trabalho simplificado”.
A Yourviews apresentou a sua ferramenta de reviews para e-commerce. O produto auxilia o lojista na avaliação do seu produto ou serviço com análise comportamental com base em UGC (User Generated Content), contabilizando o percentual de avaliações positivas e negativas. Vinicius Fagundes ressaltou que “a ferramenta permite que o lojista entenda melhor a sua situação diante do consumidor graças aos feedbacks que recebe conhecendo melhor seus pontos fortes e fracos”.
A Site Blindado mostrou as características do seu sistema de segurança para sites lojistas. De acordo com Anderson Freitas, da área comercial, “o sistema oferece proteção de dados e informações e testes semanais anti-hackers, evitando alteração na configuração e no conteúdo das páginas, além de relatório semanal de fragilidade”.
Enquanto isso, a Bis2Bis E-commerce se preocupou em mostrar a plataforma Magento, dedicada a auxiliar empresas na busca pelos resultados. Galleger Ilhe, chefe Comercial, disse que três características principais marcam a plataforma: comércio eletrônico, realidade aumentada e escalabilidade comercial. Outro dado de destaque é a integração rápida com sistemas de ERP e marketplaces, bem como a gestão simplificada, que facilita o cadastro de produtos, o gerenciamento de pedidos e o controle de tudo no painel.