Notícias


Publicado em:
1
11/2018

Varejo mineiro ganha projeto de inovação

Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC) é apoiado pela ABDI.



Metatags: Fecomércio MG, Varejo, ABDI, Inovação

Com a finalidade de promover ações de inovação nos setores de comércio e serviços de Minas Gerais, a Fecomércio MG lançou o Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC).

Os primeiros passos do MEIC surgiram no ano passado, quando a Federação firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

A entidade tem sede em Brasília e, apesar da atuação voltada à área industrial, atende, desde meados de 2016, ao setor terciário. Em razão desse trabalho, a ABDI criou o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), iniciativa que inspirou o MEIC.

O coordenador do Departamento Comercial da Fecomércio MG, Danilo Manna, explica que o objetivo é implantar ações do ProVa em Minas Gerais, o que envolve grupos de foco definidos para discutir desafios e oportunidades proporcionados pelas mudanças de hábitos de consumo, concorrência internacional e pela necessidade de que os setores de comércio e serviços acompanhem a chamada indústria 4.0.

“A meta é identificar as principais ‘dores’ e dificuldades do setor varejista no dia-a-dia e como a inovação pode auxiliar os empresários nessas questões. A partir de então, conectar e oferecer ferramentas para que as empresas sejam mais competitivas”, explica.

O especialista em Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Eduardo Rezende, ressaltou que o projeto da Fecomércio MG é fundamental para uma melhor integração com a indústria. “Em função dos avanços tecnológicos, os consumidores mudaram, e a indústria está se transformando para atendê-los. Assim, o varejo, que escoa a produção da indústria manufatureira, precisa de velocidade para se adaptar às tendências, acessar tecnologias inovadoras e evoluir o modelo de negócio”, argumenta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio MG


Últimas notícias

Alto custo do frete é desafio para e-commerce

Estudo de Propensão ao Consumo da SAP aponta que custo da entrega é responsável por 70% do abandono da compra no carrinho.
Leia Mais

Proteja seu e-commerce de fraudadores internacionais

Atenção a países de risco, suspeitar de endereços de IP e desconfiar de compras incomuns em larga escala estão entre as dicas.
Leia Mais

Feira calçadista na Itália gera mais de US$ 7 milhões em negócios para o Brasil

As 44 marcas verde-amarelas presentes comercializaram 431,3 mil pares de calçados. A expectativa para os próximos meses é que as negociações ultrapassem os US$ 20 milhões.
Leia Mais