Notícias


Publicado em:
12
4/2018

Francal dá início às comemorações da 50ª edição com grande evento no Hotel Unique

Programação do evento, exclusivo para convidados, mistura comemoração, branding, networking, transferência de conhecimento e desfiles com a antecipação da coleção Verão.



Metatags:


O ano de 2018 será um marco na história da indústria brasileira da moda em calçados e acessórios com a comemoração dos 50 anos da Francal, a feira mais inspiradora do setor, a mais relevante para os negócios de toda a cadeia e uma das maiores do mundo em seu segmento.

As celebrações têm início no dia 17 de abril com um grande encontro exclusivo para convidados no hotel Unique, um local contemporâneo, referência em design e palco de importantes eventos de moda da capital paulista. A programação mistura comemoração, branding, networking, transferência de conhecimento e desfiles com a antecipação da coleção Verão 2019 de algumas das principais marcas nacionais de calçados e acessórios de moda.

Quem abre o encontro é Walter Rodrigues: o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais revela as inspirações da temporada quente. Em seguida, os experientes produtores Patrizia e Paulo Ramalho comandam um desfile em que as estrelas são os pré-lançamentos em calçados e acessórios do Verão 2019 de 80 grandes marcas nacionais de bolsas e calçados femininos, masculinos e infantis, como Colcci, Ana Hickmann, Jorge Bischoff, Anzetutto, Cervera, Ferrucci, Giulia Domna, Luiza Barcelos, Kidy, Klin, Orcade, Democrata, Rafarillo, Vizzano, Usaflex, Werner, entre outras.

Enquanto os modelos desfilam as apostas do Verão que as marcas vão revelar na Francal 2018, em julho, dois dos maiores experts no assunto – Silvia Rogar, diretora de Redação da revista Vogue, e Ricardo Cruz, diretor de Redação da revista GQ – comentam as inspirações da temporada materializadas nos pré-lançamentos. Uma moderna instalação complementa o desfile e oferece um primeiro, exclusivo e detalhado contato dos convidados – entre eles, alguns dos maiores lojistas do País – com as referências e tendências do Verão 2019.

O desfile é seguido de mais conteúdo, desta vez com um bate-papo sobre os novos rumos do mercado da moda conduzido pelo estilista e coordenador de Moda do Istituto Europeo di Design (IED-SP), Dudu Bertholini, Meline Moumdjian e Eloisa Artuso, respectivamente coordenadora de Shoes & Bags e professora de Design Sustentável da instituição.

Antes do encerramento, um momento de celebração vai evidenciar a relevância da Francal nas últimas cinco décadas para o desenvolvimento da moda brasileira em calçados e acessórios e favorecer o relacionamento entre fabricantes, lojistas, imprensa e demais convidados. A celebração culmina num desfile-show, quando os pré-lançamentos do Verão 2019 voltam para a passarela de forma surpreendente.

Convidados

Walter Rodrigues: Designer brasileiro, iniciou sua carreira em 1983 como stylist na Revista Manequim (Editora Abril), em São Paulo. Em 1992, lançou uma marca de roupas com seu nome, a primeira marca brasileira a participar de uma semana de moda brasileira no Phytoervas Fashion em 1994. De 2002 a 2006 participou da Semana de Moda de Paris e, em 2012, encerrou seu projeto de confecção. Atualmente, atua como consultor na área de design de produto, é coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, consultor do Instituto By Brasil e curador do projeto Focus Design Visions - Moda & Arte.

Dudu Bertholini: estilista, stylist e consultor de moda brasileiro, nascido em São Paulo. Seu estilo exuberante é facilmente reconhecido nos desfiles, editoriais e catálogos que assina para as diversas marcas que trabalha. É consultor de moda da Rede Globo, onde assinou o figurino da novela "Verdades Secretas" e do programa "Amor & Sexo", onde também atua como jurado fixo. Hoje, Dudu licencia diversos produtos que levam seu nome, como roupas e acessórios, bolsas, mochilas, papelaria, entre outros. No cenário acadêmico, é coordenador da graduação de moda do IED (Istituto Europeu de Design) e ministra palestras e workshops por todo o País.

Meline Moumdjian: designer de produto especializada em calçados e bolsas, tem sua empresa de consultoria MoumHouse Creative Design Studio, onde desenvolve projetos para empresas do mercado fabril e varejista, concebe novos conceitos, posiciona, reposiciona e cria marcas. Elabora a pesquisa do consumidor de forma a segmentar preferências e a partir desta projeta produtos atendendo necessidades específicas. Com 30 anos de experiência em projetos diversificados e de diferentes escalas, seu percurso como designer de acessórios, passa pelo mercado do luxo, fast fashion e abrange também o desenvolvimento de produto.
Formada em Comunicação Visual, é idealizadora, coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Design de Calçados e Bolsas do IED - Istituto Europeo di Design desde 2008, assim como dos cursos de extensão voltados a este segmento. Leciona também no curso de Gestão de Moda na ECA-USP.

Eloisa Artuso: coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil, cofundadora da UN Moda Sustentável, designer e professora de Design Sustentável no IED - Instituto Europeo de Design. É graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e mestra em Design Futures pela Goldsmiths, University of London, com foco em consumo consciente na moda. Com um trabalho fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e educação se fundem com o design, Eloisa atua em projetos e ações que inspiram e incentivam profundas transformações na indústria da moda.

Silvia Rogar: diretora de redação da Vogue Brasil desde início de 2017 – antes, foi redatora-chefe da revista. É formada em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez mestrado em jornalismo de moda na Universidade de Artes de Londres (UAL). Silvia ganhou duas vezes o prêmio Abril de Jornalismo e já trabalhou em grandes veículos impressos, como revista Veja, e jornais O Globo e O Dia, além de ter ocupado o cargo de editora do site Chic, de Gloria Kalil.

Ricardo França Cruz: jornalista, está há 29 anos no mercado editorial brasileiro. Diretor de Redação da revista GQ Brasil, a maior marca editorial masculina do mundo, dirigiu importantes publicações do País, como as revistas Rolling Stone Brasil e Trip, além de ter atuado na televisão como repórter do programa Vitrine, da TV Cultura. Foi diretor de Criação do protal Zaz (atual Terra), e editor da revista MTV. Está no GQ Brasil desde o lançamento da marca no País, em abril de 2011.

Francal 2018

Agendada para 16 a 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo a Francal chega à 50ª edição iluminada, colorida e inspiradora. Com novo conceito, a Feira do Verão Brasileiro, a partir desta edição, passa a oferecer aos visitantes um mundo de informações, ideias, linguagens e movimentos que se traduzem em experiências a serem reproduzidas nos pontos de venda nos meses seguintes.

Este conceito moderno e inovador se reflete também no novo posicionamento da Francal de oferecer às marcas diferentes opções de projetos de estandes, com uma linguagem mais alinhada às tendências globais e acessíveis a empresas de todos os portes.

A Francal 2018 insere seus visitantes num mundo de informação atual e inspiradora por meio de um Painel de Mercado, Fórum de Moda, desfiles e palestras dinâmicas do Francal Talks. É o principal evento da temporada mais vendedora do ano para a indústria e varejo de calçados e acessórios de moda, uma vez que reúne todo o trade do setor, as mais importantes marcas da cadeia produtiva nacional, lojistas de todo o Brasil e compradores do exterior.


Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Usaflex consolida parceria de sucesso com a Server e projeta investimentos futuros

Em um ano de relação das duas empresas, foram abertas mais de 92 lojas, todas integradas pelo Software de Gestão BusinessShop.
Leia Mais

Vendas para o Dia dos Pais crescem 2,8% em 2018

Segundo Boa Vista SCPC, resultado ocorre após três anos de quedas consecutivas.
Leia Mais

Calçadistas brasileiros participam de ação comercial na Colômbia

Iniciativa, que acontece entre 27 e 31 de agosto, prevê ações nas cidades de Cali, onde além da exposição será realizado um seminário preparatório sobre o mercado colombiano, e em Bogotá.
Leia Mais