Notícias


Publicado em:
9
2/2018

Francal Entrevista:

Paulo Schemes, presidente da ABRECAL



Metatags:

Empossado em janeiro, Paulo Schemes assumiu a presidência da ABRECAL e garante que um dos focos de sua gestão será unir os Representantes Comerciais e conscientizá-los sobre importância da organização para ganhar força nos pleitos que beneficiem a categoria.

Fiel a seu objetivo de manter um fórum permanente de discussões e ações com toda a cadeia, a entidade reafirmou sua parceria com a FRANCAL para contribuir na divulgação da feira.

Nesta entrevista, Schemes fala da importância da FRANCAL para o mercado, os novos desafios do varejo e seus planos à frente da ABRECAL.

A moda vem passando por profundas e velozes transformações nos últimos anos. Quais os maiores desafios dos Representantes Comerciais diante deste cenário?
É sem dúvida estar atento e acompanhando essa nova realidade, buscando informações tanto no mercado, como nas redes sociais, conversando com os estilistas das fábricas e lojistas, fazendo esse link entre as partes, ajudando a compor um produto de moda, porém comercial, que irá girar bem na loja e gerar resultado para ambas as partes.

O varejo também vem se modificando, com o uso cada vez mais frequente da tecnologia. Isso afeta de alguma forma o relacionamento das lojas com os representantes?
No meu entendimento agrega. As redes sociais são um grande exemplo desta interação tecnológica, pois nos aproxima mais. Até pouco tempo atrás, utilizávamos somente o e-mail, telefone e visitas presenciais; hoje, estamos nos comunicando pelo WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook mais as ferramentas de controle que auxiliam o monitoramento da gestão de vendas nas lojas, que também são de fundamental importância e permite mais velocidade nas tomadas de decisão.

Vários indicadores econômicos dão mostra de que a economia entrou em processo de recuperação. Já é possível sentir esse otimismo no varejo de calçados?
Sim, o final do ano de 2017 ficou acima do ano de 2016, e isso por si já foi extremamente positivo. Mas apesar de percebermos uma recuperação, isso não causou euforia no mercado, pois os clientes estão mais cautelosos e seletivos, apostando em marcas que lhe deram bons resultados.

Qual o foco da sua gestão frente à ABRECAL?
Unir os Representantes Comerciais, fazendo-os ver que somente organizados poderemos pleitear algo que nos beneficie. É muito difícil o começo de uma associação, pois você não tem nada para oferecer e precisa de receita para se movimentar, e isso só se faz se tivermos adesão. Precisamos também criar uma ferramenta de gestão para administrar nosso quadro associativo com baixo custo.

Outra meta é fazermos a integração ainda mais forte da ABRECAL junto à ABLAC, Abicalçados, Francal, Couromoda, Grupo Sinos. Já temos a nossa participação no Garra de Ouro com Grupo Sinos e a Francal, pois isto nos dará notoriedade junto à nossa classe.

A diretoria da Abrecal está focada em trabalhar em prol dos Representantes do nosso setor, pois só iremos conseguir pressionar a classe política em algumas mudanças de lei que irão nos aliviar da carga tributária mostrando um número significativo de sócios. Isso valerá também para vantagens em convênios, seja na aquisição de automóveis, hotéis, passagens aéreas etc.

Qual a importância da Francal para o mercado?
Os “50” anos por si já retratam a sua história! A Francal é uma feira de grande relevância, lançamento oficial das coleções de verão, facilidade por ser realizada em São Paulo, dá visibilidade para as marcas, é aqui que as fábricas mostram sua identidade de verdade, além de atrair muitos importadores.

Quais são suas expectativas em relação à edição comemorativa dos 50 anos da Francal agora em julho?
Acredito que teremos um momento econômico melhor. Isso se concretizando no decorrer do primeiro semestre, sem dúvida teremos uma grande Francal! Torcemos e apoiaremos para acontecer, mas todos devem se empenhar em divulgá-la, pois feira sem lojista não paga a conta de ninguém. Então, precisamos fazer um trabalho de conscientização para retomada deste grande evento da coleção de verão chamado Francal.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Empresas líderes em e-commerce oferecem soluções para calçadistas na Francal 2018

Francal E-Commerce Solution vai reunir 28 expositores do segmento de comércio eletrônico numa área exclusiva e inédita, onde também acontecem palestras gratuitas sobre diversos temas relacionados ao e-commerce.
Leia Mais

Primavera-Verão 2019 da Loucos & Santos é democrática e leve

Campanha da nova coleção foi clicada em Porto Alegre e contou com a modelo Roberta Martins
Leia Mais

Pespontos e mandalas enfeitam bolsas de couro da Kloster

Marca utiliza maquinário de última geração para criar variedade de modelos
Leia Mais