Notícias


Publicado em:
2
2/2018

Shopping centers faturam R$ 167,7 bilhões em 2017

Mesmo em meio ao cenário econômico adverso dos últimos anos, setor cresceu 6,2% na comparação com o ano anterior.



Metatags:

De acordo com dados do Censo Abrasce, pesquisa detalhada sobre os shoppings feita pela Associação Brasileira de Shopping Centers em parceria com o Grupo de Estudos Urbanos (GEU), o setor faturou cerca de R$ 168 bilhões no acumulado do ano passado.

A principal explicação para o bom resultado está no dinamismo dos empreendimentos, que já não são mais apenas locais de compras, mas sim centros de lazer e entretenimento. Essa tendência visa a atrair ainda mais os consumidores para os malls, que contaram com mais de 460 milhões visitantes ao longo do ano, um aumento de 5,6%, quando comparado a 2016.

A indústria de shopping centers representa 2,57% do PIB, o que reflete no número de empregos no setor. Em 2017, foram registrados mais de um milhão de novos postos de trabalho, 1,27% a mais do que no ano anterior.

Hoje, o Brasil conta com 571 empreendimentos. Destes, 12 foram inaugurados no ano passado, aumento de 2,33%, e mais de 100 mil lojas (+2,31%). A expectativa é que, até o final de 2018, 23 novos shoppings se instalem no país.
A área bruta locável (ABL) alcançou, também em 2017, 15,5 milhões de metros quadrados dedicados às lojas e serviços. O número de lojas também cresceu e soma 102.300 unidades.

“O setor de shopping centers é resiliente, principalmente em razão de estratégias consistentes e profissionalismo dos empreendimentos. Além disso, o balanço positivo reflete a mudança no comportamento do consumidor que está retomando a confiança financeira e está disposto a gastar mais”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Shoppings no Brasil
● 571 empreendimentos em operação
● 12 foram inaugurados no ano passado (+2,33%)
● 15,5 milhões de m² de ABL
● 102.300 lojas
● Previsão de 23 novos shoppings até o final de 2018

Fonte: ABLAC


Últimas notícias

Sete passos para turbinar as vendas da sua loja

Organização, cross selling e promoções estão entre as dicas do especialista André Romero para um planejamento estratégico eficaz.
Leia Mais

Franca sedia seminário sobre inovação na cadeia produtiva

Com uma programação recheada de cases e palestras sobre temas voltados ao setor, evento faz parte de um programa de competitividade lançado em maio deste ano.
Leia Mais

Com novo conceito, Democrata entra na moda streetwear

Empresa espera aumentar as vendas em 25% com o lançamento da linha Urban
Leia Mais