Notícias


Publicado em:
31
1/2018

Tecnologias indispensáveis para gerenciar uma loja física

Ferramentas para conciliar pagamentos e analisar comportamento dos clientes colaboram para o sucesso do negócio.



Metatags:

O avanço da tecnologia fez com que as redes de varejo começassem a se preocupar em como as novas ferramentas poderiam agregar e digitalizar seus negócios. Hoje, o papel do universo digital no cenário global de gestão de compras, determina, em grande parte, como os varejistas empreendem no mercado físico e como os consumidores interagem com as marcas.

Os comerciantes no mercado brasileiro já entenderam que não há escapatória: modernizar seu modelo de negócio e acompanhar a evolução tecnológica para aprofundar a experiência de seus clientes são pré-requisitos para que a operação seja bem-sucedida.

Confira cinco tecnologias indispensáveis para o gerenciamento de lojas físicas:

Conectividade
A conexão à internet deve ser vista como prioridade para os estabelecimentos físicos. A conectividade tem um papel direto no sucesso de lojas digitais; afinal, as possibilidades oferecidas pela tecnologia dependem, em sua maioria, do acesso ao mundo virtual para que diferentes ferramentas sejam capazes de monitorar, analisar e mensurar as informações para aprimorar a experiência de compra.

Análise comportamental
Há até pouco tempo, o varejista tinha um olhar bastante focado em conversão e faturamento, mas a falta de informações sobre o comportamento fazia com que a análise sobre um determinado estabelecimento ou de uma rede toda fosse, em suma, muito rasa. Atualmente, ferramentas que funcionam como um analytics para o varejo físico já conseguem mensurar áreas mais visitadas, horários de pico, tempo de permanência em loja, taxa de retorno, entre outros indicadores que dão insumos a outras oportunidades para melhorar a eficiência de venda e logo, de resultados financeiros e de branding.

Conciliação de vendas
Com a enorme e indispensável aceitação de cartões nas lojas, gerenciar todas as vendas realizadas diariamente por débito, crédito à vista e parcelado com diferentes maquininhas de adquirentes torna-se um verdadeiro desafio. Nessas horas, soluções de conciliação de vendas ajudam a visualizar todas as transações e datas de recebíveis, além de descontos por tarifas operacionais e eventuais estornos. Falhar neste processo pode representar grandes prejuízos, portanto essas ferramentas são essenciais para apontar divergências e garantir a saúde do caixa.

Pagamentos disruptivos
Além dos modelos de máquina POS e TEF, já conhecidos pelos lojistas nos meios de pagamento, as novas tecnologias, como as maquininhas para dispositivos móveis, terminais que realizam transações por aproximação (contactless) e carteiras digitais mostram-se tendências pela inovação e disponibilidade, fundamentais para a experiência do consumidor. Além disso, o e-commerce já começa a aceitar criptomoedas, como as bitcoins, portanto, é possível que em breve a novidade chegue também ao ambiente físico.

Banco de dados
Ter uma plataforma de CRM é fundamental para gerir dados cadastrais e de compra do cliente. Só assim é possível entender perfil e comportamento para ativar ações mais certeiras e garantir ROI. Integrar esse tipo de ferramenta com outras tecnologias da loja potencializa o cruzamento de informações e otimiza os gatilhos da régua de relacionamento. Neste caso, é fundamental ter uma equipe de loja engajada para que planos de fidelidade sejam de fato ativados e mensurados. Além disso, surpreender o cliente oferecendo algo que faça sentido, será sempre uma boa estratégia.
Na era do (IoT) Internet das Coisas, tanto o cliente quanto o varejista estão empoderados de informação, basta fazer bom uso dela!

Fonte: Portal Administradores / ABLAC


Últimas notícias

Empresas líderes em e-commerce oferecem soluções para calçadistas na Francal 2018

Francal E-Commerce Solution vai reunir 28 expositores do segmento de comércio eletrônico numa área exclusiva e inédita, onde também acontecem palestras gratuitas sobre diversos temas relacionados ao e-commerce.
Leia Mais

Primavera-Verão 2019 da Loucos & Santos é democrática e leve

Campanha da nova coleção foi clicada em Porto Alegre e contou com a modelo Roberta Martins
Leia Mais

Pespontos e mandalas enfeitam bolsas de couro da Kloster

Marca utiliza maquinário de última geração para criar variedade de modelos
Leia Mais