Notícias


Publicado em:
19
1/2018

Sapatos de cadarço: saiba com qual idade as crianças já conseguem fazer o laço sozinhas

Pais podem e devem estimular que os pequenos amarrem os tênis em casa mesmo quando ainda forem novinhos



Metatags:

Uma preocupação entre os pais de crianças em idade escolar está no fato de que, muitas vezes, quando estão calçando tênis que não sejam de velcro e, sim, de cadarços, o laço se desfaça sozinho e os pequenos não consigam voltar a fazê-lo sem a ajuda de um adulto. E, como todo mundo sabe, cadarço solto pode significar quedas e machucados.

É só por volta dos seis ou sete anos que meninos e meninas adquirem a coordenação motora fina necessária para amarrar sapatos de maneira completa e com capricho. No entanto, ninguém precisa esperar até esta fase para começar a treinar o laço.

A recomendação dos especialistas, inclusive, é que as famílias encorajem o uso de outros tênis além dos de velcro pelas crianças pequenas. Além de mostrar que é preciso que eles sejam independentes e aprendam novas tarefas, os pais podem, deste modo, estimular a prática, sem muita pressão.

A escola, aliás, pode servir como grande aliada nesse momento – lá, todos os colegas tiram os tênis ao mesmo tempo para as brincadeiras, e a hora de amarrar é, também, compartilhada por todos, o que aumenta a coragem para tentar coisas novas.

Em casa, a prática pode acontecer não só com os tênis, mas também com fitas e cordas mais largas. No ritmo de uma brincadeira, mamães e papais incentivam a confecção dos mais variados tamanhos de laços, até que os pequenos adquiram toda a destreza necessária para deslancharem sozinhos.

Fonte: Primeira Página, com informações da Revista Crescer.


Últimas notícias

Smartphone é principal ferramenta de compra online para 33% dos internautas

Estudo do SPC Brasil e CNDL aponta também que 74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa de compra online
Leia Mais

Desafios e oportunidades da transformação digital

No Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, especialista apontará caminhos para a conexão na indústria calçadista
Leia Mais

Grupo norte-americano de e-commerce vem ao Brasil em busca de calçados femininos

Iniciativa do Brazilian Footwear prevê visitas a fábricas e showrooms nas regiões gaúchas do Vale do Sinos e Vale do Paranhana, os dois principais polos de calçados do Brasil.
Leia Mais