Notícias


Publicado em:
19
1/2018

Sapatos de cadarço: saiba com qual idade as crianças já conseguem fazer o laço sozinhas

Pais podem e devem estimular que os pequenos amarrem os tênis em casa mesmo quando ainda forem novinhos



Metatags:

Uma preocupação entre os pais de crianças em idade escolar está no fato de que, muitas vezes, quando estão calçando tênis que não sejam de velcro e, sim, de cadarços, o laço se desfaça sozinho e os pequenos não consigam voltar a fazê-lo sem a ajuda de um adulto. E, como todo mundo sabe, cadarço solto pode significar quedas e machucados.

É só por volta dos seis ou sete anos que meninos e meninas adquirem a coordenação motora fina necessária para amarrar sapatos de maneira completa e com capricho. No entanto, ninguém precisa esperar até esta fase para começar a treinar o laço.

A recomendação dos especialistas, inclusive, é que as famílias encorajem o uso de outros tênis além dos de velcro pelas crianças pequenas. Além de mostrar que é preciso que eles sejam independentes e aprendam novas tarefas, os pais podem, deste modo, estimular a prática, sem muita pressão.

A escola, aliás, pode servir como grande aliada nesse momento – lá, todos os colegas tiram os tênis ao mesmo tempo para as brincadeiras, e a hora de amarrar é, também, compartilhada por todos, o que aumenta a coragem para tentar coisas novas.

Em casa, a prática pode acontecer não só com os tênis, mas também com fitas e cordas mais largas. No ritmo de uma brincadeira, mamães e papais incentivam a confecção dos mais variados tamanhos de laços, até que os pequenos adquiram toda a destreza necessária para deslancharem sozinhos.

Fonte: Primeira Página, com informações da Revista Crescer.


Últimas notícias

Fabricantes francanos reforçam o time do segmento feminino na Francal 2019

A cada semana, mais empresas de Franca garantem presença na Francal 2019. Agora, dois fabricantes do segmento feminino, Clave de Fá e J. Gean, acabam de confirmar sua participação.
Leia Mais

Cartela de cores diversificada é destaque da Democrata Urban

Produzida em lona, coleção tem mais de 40 modelos em opções de areia, vermelho, azul, preto e smoke
Leia Mais

Projeto comprador gera US$ 186 mil em três dias de negócios

A ação aconteceu durante a Semana da Indústria Calçadista Catarinense e recebeu compradores vindos do Peru e Paraguai.
Leia Mais