Notícias


Publicado em:
10
11/2017

Aprenda a economizar nas compras de fim e ano

Comprar nos locais certos, planejar as comemorações, fazer lista de presentes e pesquisar preço são boas dicas para não comprometer o orçamento.



Metatags:

A tentação de presentear amigos, parentes e até a si mesmo no final do ano é grande. Sem contar as muitas comemorações em casa, no trabalho, na rua. Reinaldo Domingos, especializado em educação financeira, foi ouvido pelo jornal O Imparcial e deu algumas dicas. Preste atenção:

Planeje as comemorações. Traçar um planejamento com antecedência é uma das recomendações para evitar sobras e desperdícios no final do ano. É válido dividir as despesas com amigos e familiares ou aderir ao sistema em que cada um leva um prato ou bebida.

Comprar nos locais certos. Vale a pena se programar para fazer as compras com antecedência e tranquilidade para evitar tumultos e filas enormes. Aproveitar promoções em atacadistas para comprar bebidas e carnes, por exemplo. Para adquirir alimentos frescos, a sugestão do especialista é optar por feiras de bairros.

Pague com consciência. É possível poupar e fazer as compras à vista com um planejamento antecipado, lembrando que no início do ano há outras despesas, como IPVA, IPTU e material escolar. Acumular parcelas no final do ano pode levar ao descontrole financeiro.

Lista de presentes. É importante fazer uma lista antecipada com nomes e valor que será gasto com cada pessoa, para se ter uma visão ampla das despesas.

Aproveitar a Black Friday. A ocasião é boa para comprar itens que já estão no planejamento para o Natal, pagando mais barato, caso já tenha poupado com antecedência. É preciso cuidado com o impulso nas compras não planejadas e com a escolha das formas de pagamento. Evite comprometer o orçamento financeiro.

Pesquise preços. O ideal é pesquisar e comparar preços em pelo menos três lojas para garantir o menor custo, além de negociar formas de pagamento e descontos. É comum haver liquidações e promoções após o Natal. Comprar os presentes depois da data também é uma boa opção para encontrar bons preços.

Fonte: Primeira Página, com O Imparcial


Últimas notícias

Cinco dicas do Sebrae para quem quer abrir um e-commerce

Plano de negócio é o primeiro passo para os interessados.
Leia Mais

Natal deve movimentar R$ 53,5 bi na economia

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito apontam que mais de 110 milhões de consumidores devem ir às compras e investir, em média, R$ 116 por produto.
Leia Mais

Shopper Bag é a nova opção das fashion girls

Funcional, bolsa gigante também é sinônimo de moda.
Leia Mais