Notícias


Publicado em:
7
11/2017

Brazilian Footwear apresenta resultados da Missão Exploratória à China

Serão detalhados dados do mercado de calçados no país, principais players do setor, formatos de vendas e distribuição, entre outros temas, em encontros que acontecem nos polos calçadistas do País.



Metatags:

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do programa Brazilian Footwear, percorrerão alguns dos principais polos calçadistas nacionais para apresentar os resultados da Missão Exploratória realizada em setembro na China.

A apresentação, que já passou por São João Batista/SC, agora segue para Jaú/SP, Birigui/SP, Franca/SP, Nova Serrana/MG, Novo Hamburgo/RS (veja calendário abaixo), Três Coroas/RS e Igrejinha/RS (ambas sem data definida).
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, explica que a Missão percorreu as cidades de Xangai, Hangzhou e Chongqing e teve o objetivo de entender a melhor forma de inserção de marcas calçadistas na China, especialmente por meio do e-commerce. “O comércio eletrônico chinês é gigante, com mais de 700 milhões de usuários ativos, e pode ser uma forma interessante de inserção e expansão naquele país”, comenta.

Ela ressalta que, no entanto, alguns desafios foram encontrados. “Apesar do crescimento do e-commerce na China, a presença off-line ainda é muito relevante, principalmente para o segmento de moda. Se uma marca deseja investir no Tigre Asiático precisa ter isso em mente e buscar um parceiro local que trabalhe a integração das vendas on-line com o varejo físico”, explica Letícia.

Com 1,4 bilhão de habitantes, a China é o maior mercado consumidor de calçados do mundo, com 3,8 bilhões de pares consumidos anualmente (25% do consumo mundial).

Desde 2009, ano em que foi realizado o primeiro Estudo da Apex-Brasil sobre as oportunidades na China, o país passou a ser alvo de ações do programa Brazilian Footwear. As primeiras ações foram missões comerciais em formato de showrooms itinerantes já em 2010. Nos anos seguintes, ocorreram participações em feiras chinesas (theMicam Shanghai e CHIC Shanghai). Desde lá, as exportações de calçados brasileiros para a China cresceram mais de 400%, saltando de US$ 1,4 milhão para US$ 6 milhões no ano passado.

Segundo Letícia, no próximo ano o objetivo é inserir ações digitais integradas com iniciativas off-line para promoção de marcas brasileiras. Para que o objetivo seja alcançado, no entanto, será necessário o esforço conjunto das empresas verde-amarelas.

“Por isso a importância de apresentar os resultados da Missão nos polos calçadistas. Nas exposições, além de apresentar dados detalhados, falaremos mais sobre os principais players do setor, formatos de vendas e distribuição, entre outros temas, além de estarmos abertos a questionamentos dos empresários”, acrescenta a coordenadora.

Calendário

13/11 - 11h - Jaú/SP
Local: Sindicalçados - Praça Dr. Gildo Renda, 15
Inscrições: http://bit.ly/2j17eH5
13/11 - 17h30 - Birigui/SP
Local: Sinbi - Rua Roberto Clark, 460
Inscrições: http://bit.ly/2iYW85m
14/11 - 10h30 - Franca/SP
Local: Sindifranca - Rua Dr. Cecim Miguel, 2760
Inscrições: http://bit.ly/2zcggHH
16/11 - 18h - Nova Serrana/MG
Local: Sindinova - Rua Antonio Martins, 75
Inscrições: http://bit.ly/2zhTDkP
30/11 - 17h30 - Novo Hamburgo/RS
Local: Abicalçados - rua Júlio de Castilhos, 561
Inscrições: http://bit.ly/2h8JUXo

Fonte: Assessoria Abicalçados


Últimas notícias

Smartphone é principal ferramenta de compra online para 33% dos internautas

Estudo do SPC Brasil e CNDL aponta também que 74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa de compra online
Leia Mais

Desafios e oportunidades da transformação digital

No Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, especialista apontará caminhos para a conexão na indústria calçadista
Leia Mais

Grupo norte-americano de e-commerce vem ao Brasil em busca de calçados femininos

Iniciativa do Brazilian Footwear prevê visitas a fábricas e showrooms nas regiões gaúchas do Vale do Sinos e Vale do Paranhana, os dois principais polos de calçados do Brasil.
Leia Mais