Notícias


Publicado em:
17
10/2017

47% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar em loja física

Itens mais buscados são os preços, detalhes e característica de produtos ou serviços e opinião de outros clientes.



Metatags:

A relação dos consumidores com as lojas físicas e o e-commerce está cada vez mais entrelaçada. Levantamento feito pelo SPC Brasil, em parceria com a CNDL, mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física.

Os itens mais buscados são os preços (30%), seguidos de detalhes e característica de produtos ou serviços (12%) e da opinião dos outros clientes (5%). Os que compram em lojas físicas sem consultar a internet são 13% e outros 40% recorrem à consulta eventualmente, dependendo do tipo de produto de serviço a ser comprado.

Os sites de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%), seguidos de sites em que usuários registram reclamações das empresas e de produtos (54%). As lojas online de grandes varejistas são consultadas por 50% dos usuários. As redes sociais são outras fontes de informações (23%) e os blogs especializados (20%) completam a lista.

Segundo o estudo, quase um quarto dos internautas ainda visita a loja física antes de adquirir um produto pela internet. Nesses casos, os eletrodomésticos lideram a lista dos produtos (48%), seguidos de eletrônicos (47%), celulares (44%), vestuários e calçados (25%) e perfumes e cosméticos (18%).

Para o SPC Brasil, a quantidade de consumidores que utilizam da internet para consultar, comparar e buscar opinião de outros compradores tem crescido consideravelmente nos últimos anos no Brasil. “Esse novo comportamento do consumidor vem ocorrendo já alterou profundamente o equilíbrio de forças entre lojistas e clientes. As lojas físicas precisam ficar atentas às necessidades dos clientes, que são multicanais. Ou seja, transitam simultaneamente por plataformas online e físicas”, diz o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Fonte: ABLAC/ No Varejo / Primeira Página


Últimas notícias

Smartphone é principal ferramenta de compra online para 33% dos internautas

Estudo do SPC Brasil e CNDL aponta também que 74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa de compra online
Leia Mais

Desafios e oportunidades da transformação digital

No Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, especialista apontará caminhos para a conexão na indústria calçadista
Leia Mais

Grupo norte-americano de e-commerce vem ao Brasil em busca de calçados femininos

Iniciativa do Brazilian Footwear prevê visitas a fábricas e showrooms nas regiões gaúchas do Vale do Sinos e Vale do Paranhana, os dois principais polos de calçados do Brasil.
Leia Mais