Notícias


Publicado em:
29
6/2017

FRANCAL 2017 abre as portas neste domingo, dia 2

Evento é aposta da indústria e varejo de calçados e acessórios para confirmar a retomada dos negócios registrada no início do ano.



Metatags:

Plataforma oficial de lançamentos das coleções de verão para a indústria e o varejo de calçados, bolsas e acessórios de moda, a FRANCAL representa o início da temporada de negócios mais rentável do ano para o setor, a primavera-verão, estação que representa quase 70% das vendas anuais.
A Feira do Verão Brasileiro realiza sua 49ª edição de 2 a 5 de julho, no Expo Center Norte, e reúne as principais marcas do País e dezenas de novas marcas que estão despontando neste mercado.

Dando continuidade à experiência que mistura negócios e relacionamento com conteúdo amplo e diversificado, esta edição chega ainda mais inovadora, com espaços de exposição exclusivos, eventos com influenciadores, desfiles e muito mais.

Na Francal, são lançadas as coleções de verão que estarão nas vitrines de todo o Brasil aquecendo os negócios do varejo por um período que dura até nove meses. A expectativa é que a feira confirme a retomada dos negócios registrada no mercado doméstico no início do ano, já que comercializa as coleções de primavera-verão, que representam quase 70% do total de vendas do setor. Segundo a Abicalçados (citando dados do IBGE), as vendas internas de calçados e vestuário aumentaram 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais uma vez, a Francal promove Caravanas de Lojistas, subsidiadas pela feira e organizadas em parceria com associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas. O transporte, gratuito, é feito por ônibus fretados, com saída e chegada à cidade de origem no mesmo dia. Estão confirmadas Caravanas de mais de 17 cidades de São Paulo e Minas Gerais, totalizando 600 lojistas.

As exportações têm peso significativo para escoamento da produção nacional de calçados. Nos últimos anos, o coeficiente de exportação o setor – ou seja, a parcela produzida que foi exportada – ficou em 13%.

A Francal colabora de forma efetiva para incrementar as vendas externas da indústria calçadista brasileira. A relevância da feira no cenário internacional e a conhecida qualidade do calçado nacional atraem compradores dos cinco continentes, que encontram na Francal o ambiente de negócios ideal para atender seus países de origem.

A expectativa é que a feira receba entre 1.500 e 2.000 importadores. A Francal está trazendo 58 importadores convidados de 20 países, com ênfase nos países árabes e da América Latina: Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Kuwait, Líbia, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Rússia, Omã e Emirados Árabes.

A Abicalçados, por meio do Projeto Comprador VIP, traz outras três empresas importadoras de dois países: Colômbia e Rússia. Segundo a entidade, em maio as exportações de calçados surpreenderam positivamente: mais de 9,5 milhões de pares e US$ 103 milhões em faturamento, números superiores tanto em volume (13,6%) quanto em receita (44%) na relação com igual mês do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, o setor exportou 49 milhões de pares e gerou US$ 441,4 milhões em faturamento, números superiores em 1,1% e 20%, respectivamente, na comparação com mesmo período de 2016.

Novidades, conteúdo e informação
Para dar as boas-vindas ao mercado, a Francal 2017 oferece um formato inovador e promove no dia 2 de julho, ao meio-dia, um painel com o tema O Brasil que vai dar certo: cenários, oportunidades e inovações na indústria e varejo da moda em calçados e acessórios, com moderação da jornalista Carla Vilhena e representantes dos diferentes elos da cadeia da moda em calçados e acessórios.

No dia 3 de julho, às 11h30, o Desfile de Abertura e Painel Vogue apresentam os produtos icônicos das marcas expositoras, com curadoria da equipe de estilo da revista Vogue. Outros desfiles acontecem no dia 3, às 15h; dia 4, às 11h30 e 15h, e o Desfile de Encerramento no dia 5, às 13h.
Os visitantes da Francal 2017 serão recebidos no hall de credenciamento pela exposição Do papel ao sapato, assinada pelo artista, arquiteto e designer industrial chileno Enrique Rodríguez, em parceria com a empresa italiana de papéis artísticos FAVINI.

A oferta de conteúdo especializado continua no Fórum Francal, com a palestra do designer e consultor de moda Walter Rodrigues. Na apresentação “Conexão Varejo + Verão 2018”, o especialista confirma as propostas para a temporada primavera-verão 2018 em termos de conceitos, materiais e cores de calçados e acessórios e oferece um verdadeiro “guia” para auxiliar os visitantes lojistas na decisão de compra dentro da feira.

Em dois palcos distribuídos no pavilhão, batizados de Girassol e Tulipa, as palestras rápidas (em torno de 20 minutos) do Francal Talks tratam dos assuntos que mais interessam ao varejo e profissionais de moda.

Espaços diferenciados
Para dar visibilidade a designers em início de trajetória e seus produtos carregados de originalidade, inovação, diversidade e frescor fashion, a Francal apresenta o Espaço Novos Talentos, que neste ano vai reunir as marcas Estela Brugnolli, Palomita, Dri Carneiro, DIWO e A-aurora.

Já o Design Brasil é um espaço exclusivo que concentra algumas marcas que fabricam calçados e acessórios com maior valor agregado, dirigido a lojistas diferenciados. As participantes desta edição são Luccheto, It Bag, Luciano Pinheiro, Isla e CARTEL 011.

Para oferecer conforto e conveniência a seus expositores e visitantes, a Estação Gourmet Francal é um saboroso refúgio onde todos podem experimentar hot-dogs e tapiocas diferenciadas, degustar vinhos, tomar um delicioso gelato italiano e adoçar o dia com pipocas gourmet, brownies, tortas e bolos. O espaço reúne marcas de destaque no atual cenário gastronômico paulistano e proporcionar momentos de convivência e networking, deixando os negócios mais prazerosos. As marcas participantes são Bike Oca Tapiocaria, Doog, Doçaria da Vila, Le Botteghe di Leonardo, Los Mendozitos, Misses Brownie e Pipó.

Prêmio Francal Top de Estilismo
Durante a Francal 2017 (dia 2, às 18h), será revelada a classificação dos três vencedores de cada categoria do 22º Prêmio Francal Top de Estilismo: Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa. Eles sobem ao palco para receber troféu e prêmio em dinheiro relativos à classificação. Em seguida, os vencedores que estiverem presentes à cerimônia concorrem na hora, por sorteio, a uma bolsa de estudos no Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business oferecida pelo IED – Istituto Europeo di Design. A cerimônia conta com a presença de fabricantes, estilistas, lojistas e outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda.

Clube de Vantagens
Nesta edição, a Francal intensifica a conexão dos seus milhares de lojistas visitantes com a cidade de São Paulo. Entre várias ações, a Feira do Verão Brasileiro criou Clube de Vantagens Francal, com vários descontos e facilidades.

Um dos produtos do Clube é um guia com opções selecionadas da boa gastronomia paulistana, entre bares descolados, restaurantes contemporâneos, hamburguerias e cantinas italianas operando no sistema “dois-em-um”: o portador do guia paga pelo prato, mas seu acompanhante, não. O guia, com edição limitada, é distribuído exclusivamente para os lojistas no quiosque Clube de Vantagens Francal.

As demais vantagens do Clube são estendidas a todos os expositores e visitantes em geral, como o desconto oferecido pela Movida Rent a Car e restaurante Fogo de Chão Center Norte, condições especiais de hospedagem e descontos de até 25% oferecidos pela transportadora oficial LATAM Airlines.
A realização da Francal numa grande metrópole como São Paulo se converte em vantagens adicionais para expositores e visitantes. A cidade abriga os dois aeroportos mais movimentados do País, com completa malha aérea e voos diretos de todo o Brasil – Guarulhos e Congonhas -, robusta capacidade de hospedagem, com 410 hotéis e 42 mil apartamentos, é a metrópole com maior programação cultural da América Latina, com a maior oferta gastronômica do País e uma das melhores vidas noturnas do mundo.

Tamanha infraestrutura possibilita mais facilidade de acesso e estadia, e amplia a experiência para o lojista que vem de fora visitar a feira. Além de tudo isso, São Paulo abriga alguns dos mais luxuosos centros de compra do mundo, bem como os mais populares, passando por cerca de 50 ruas de comércio temático. A imersão dos visitantes de fora da cidade nesses locais proporciona vivências e informações que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho de seus próprios estabelecimentos.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Smartphone é principal ferramenta de compra online para 33% dos internautas

Estudo do SPC Brasil e CNDL aponta também que 74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa de compra online
Leia Mais

Desafios e oportunidades da transformação digital

No Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, especialista apontará caminhos para a conexão na indústria calçadista
Leia Mais

Grupo norte-americano de e-commerce vem ao Brasil em busca de calçados femininos

Iniciativa do Brazilian Footwear prevê visitas a fábricas e showrooms nas regiões gaúchas do Vale do Sinos e Vale do Paranhana, os dois principais polos de calçados do Brasil.
Leia Mais