Francal Talks

NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PRÉVIA.

16 de Julho - Segunda-feira



14h00O futuro do consumo

Tendências e transformações culturais

Patricia Sant’Anna - IED

Fundadora, CEO da TENDERE - Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios Criativos (www.tendere.com.br). Doutora em História da Arte e mestre em Antropologia, Patricia Sant'Anna tem destaque no mercado criativo devido a sua atuação como consultora em diversos segmentos dos setores da Economia Criativa (moda, joias, decoração, eletrônicos, entre outros). Lidera o time de pesquisadores e consultores da Tendere na construção de soluções criativas para os mais diferentes clientes e desafios. No mercado de indústria criativa faz pesquisa de tendências, estudos de segmentação, e dá soluções criativas para negócios dos setores citados. Já atendeu Instituto Itaú Cultural, C&A, Renner, Eucatex, Masisa, Samsung, SENAI SP, SENAC SP, SEBRAE Nacional, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM), Santa Costura de Tod os os Panos, Cecy Joias etc. Também possui grande experiência em palestras, treinamentos e docência. Atualmente é professora nos cursos de Coolhunting, Fashion Styling e na Pós em Fashion Marketing do IED SP, leciona nas pós-graduações em Negócios e Marketing de Moda da Faculdade Santa Marcelina (SP), Styling de Moda na Unipê (PB) e Negócios da Moda na Unifor (CE).



16h45Experiência de compra e tecnologia

Será abordado aplicações práticas da tecnologia na operação do dia a dia da loja.

Cintia Lie - IED

Formada em Arquitetura e Urbanismo – UEL, Londrina, MBA em Trade Marketing e mestranda em Comunicação e Semiótica Puc.SP. Trabalha desde de 2001 na área de retail design e visual merchandising. Trabalhou como coordenadora de VM na Le Lis Blanc – Restoque, coordenou projetos de VM Fukuoka Arquitetura, Zonna do Aroma, Grupo Avenida, Thelure e Ethnix; participa em projetos de vm na Burberry. É vice presidente de premiação da Popai.Shop 2017/2018. Atua como coordenadora do curso de Retail Design & Visual Merchandising, professora de pos graduação de Design de Interiores no IED, Istituto Europeo di Design; na Escola Architec – Campinas; e no Senac, além de ministrar palestras e workshops na rede Shopping Iguatemi, Couromoda, Abicalçados, ABRIN, Francal e Sebrae.



17h45Hot Trends

Para o mercado de bolsas e acessórios.

Raul Vieira - IED

Designer de produto pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo IED São Paulo. Possui 10 anos de experiência no mercado de moda, atuando tanto no segmento de vestuário quanto no de acessórios, passando por empresas como Carmim, desenvolvendo produtos para Everlast e Red Nose, hoje focado no segmento de acessórios, principalmente para a Fellipe Krein. Experiência em pesquisas, ilustração de moda, pensar produto e oferecer novas propostas ao mercado. Realiza pesquisas internacionais nas principais capitais mundiais, além do trabalho com fornecedores, principalmente na Ásia. Atualmente, além de seu trabalho como designer na Fellipe Krein, ministra aulas de desenvolvimento de coleção de bolsas no IED São Paulo e realiza projetos com a Moum House Creative Design Studio.

17 de Julho - Terça-feira



11h00Marketing Digital e Moda

Onde estamos e para onde vamos?

Fernando Souza - IED

Consultor e Professor de Marketing Digital e Mídias Sociais. Publicitário, Palestrante e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 15 anos. Especialista em Comunicação e Mídias Digitais. Docente na São Paulo Digital School, Mirago, JumpEducation entre outras é também professor nas pós-graduações do IED e FIA além de Ministrar palestras e workshops para diversas instituições entre elas: Abbott, Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass, MIS, Shopping Eldorado, PUC-SP, FEA-USP, FMU, USCS, Sincor, FACESM, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo e ESALQ-USP. Desenvolveu projetos para: Fundação Telefônica, Projeto Aprendiz, Hospital Amaral Carvalho, ACN Brasil, Alpargatas, Corinthians, Big X Picanha, Petronas, Editora Abril, Faculdade Mauá, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.



13h00Aprendizado na velocidade da luz

Para o varejo de calçado

Rodrigo Valente

Graduado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Gestão empresarial pela ESPM-Sul e mestre em comunicação social pela PUCRS. Tem larga experiência na área de criação e gestão, sendo sócio de agências de comunicação, tanto do Rio de Janeiro quanto do Rio Grande do Sul. É sócio da empresa 818 Consultoria, que apoia as organizações tanto na gestão de relacionamento com o mercado quanto na formação de lideranças, com treinamentos gamificados. Paralelamente, atua como professor na ESPM-Sul, nos cursos de graduação e pós-graduação.



14h00Tecnologia no varejo 4.0

Os novos cases de varejo com a presença da tecnologia com exemplos reais e inovadores de mercado.

Lucila Campiglia - IED

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, com pós-graduação em Negócios da Moda pelo Senac SP, especialização em Retail Merchandising pela University of Toronto e Consumer Insights| Antropologia do Consumo pela ESPM SP, tem mais de vinte anos de experiência em projetos de varejo, com ênfase em Visual Merchandising e Store Design. Gerenciou equipes em marcas como Estée Lauder Companies, C&A, VGB (Valdac Global Brands), Pernambucanas e Itaú, onde liderou o desenvolvimento de inúmeros projetos comerciais, no Brasil e na América Latina. Atualmente, é docente de Visual Merchandising e Retail Design no IED SP, Senac Moda SP, Santa Marcelina SP e Arquitec-Campinas e desenvolve consultoria e pesquisas de varejo, tendências e consumo. É também associada ao Retail Design Institute Brasil onde atua como Diretora de Marketing e Mídias Sociais.



15h00Tendências de consumo e a nova era da inovação

Como as tendências de consumo e a nova era da inovação impactam o mercado de calçados.

Meline Moumdjian - IED

Designer de produto especializada em calçados e bolsas tem sua empresa de consultoria MoumHouse Creative Design Studio. O estúdio de design desenvolve projetos para empresas do mercado fabril e varejista, concebe novos conceitos, posiciona, re-posiciona e cria marcas. Elabora a pesquisa do consumidor de forma a segmentar preferências e a partir desta projeta produtos atendendo necessidades específicas. Com 30 anos de experiência em projetos diversificados e de diferentes escalas, seu percurso como designer de acessórios, passa pelo mercado do luxo, fast fashion e abrange também o desenvolvimento de produto. Formada em Comunicação Visual, é idealizadora, coordenadora e professora do curso de pós graduação em Design de Calçados e Bolsas do IED - Istituto Europeo di Design (desde 2008), assim como dos cursos de extensão voltados a este segmento. Leciona também no curso de Gestão de Moda na ECA-USP.



17h00SEAMLESS: SUA LOJA MAIS DIGITAL

A Internet e os apps acostumaram o seu cliente a comprar rápido, fácil e sem complicação. Agora os consumidores esperam o mesmo na loja física. Sua loja está preparada?

Lucas Feltes

CEO e fundador da WT.AG. De startup de tecnologia à agência full service em pouco mais de uma década. Somos obcecados por mudanças e por aquilo que está por vir, com forte atuação no segmento calçadista, desenvolve projetos para marcas como Schutz, West Coast, Carrano, Vicenza, West Coast, Abicalçados, Cravo & Canela, Cecconello, Rissul e Sierra Móveis Formação: Administração de Empresas – Feevale, MBA Branding ESPM, Intensivo de Marketing ESPM, Intensivo de Varejo em Nova York – FGV.

18 de Julho - Quarta-feira



11h00A potência do ativismo na moda sustentável

Mariana Villaça - IED

Mariana Villaça é ativista digital por uma Moda Sustentável e estilo de vida mais consciente. Curiosa por movimentos disruptivos e inovadores, com sua experiência com negócios sociais (Yunus Br), economia circular e captação de recursos para projetos de impacto (Benfeitoria) e moda sustentável (Malha), fundou o Muda Moda – uma plataforma de conteúdo gratuito sobre a Moda e o Mundo da Nova Era. Atualmente também é sócia da UN, uma agência de inovação que busca soluções para a indústria da moda através de uma visão holística e sustentável.



13h00Marketing nas Redes Sociais

Relacionamento e humanização.

Cristiano Santos

Jornalista, palestrante, professor e consultor de mídias sociais. Já atuou na área financeira e de pesquisa iconográfica, antes de se dedicar integralmente à área digital. Atuou nos últimos 5 anos na estratégia digital de 16 marcas da Editora Globo e Edições Globo Condé Nast nas redes sociais. É coautor do ebook “Para Entender as Mídias Sociais - vol. 2” e coorganizador do 3º volume. Entusiasta e especialista em mídias sociais, ministra cursos e palestras em diversas instituições e empresas, como Mercedes-Benz, Rede Globo, Facebook, TRE Minas, entre outras, além de palestrar em eventos relacionados ao universo digital. É especialista e entusiasta da rede social profissional LinkedIn e professor convidado na Faculdade Cásper Líbero, IAB Brasil, ComSchool e SENAC, em São Paulo, para ministrar oficinas que ensinam os usuários a tirarem o máximo de proveito dessa rede social profissional e criador do grupo “LinkedIn Brasil – De A a Z”, no Facebook, considerado o maior do mundo em língua portuguesa com foco em discutir assuntos relacionados à rede. Numa pesquisa divulgada no Paraná, Cristiano foi indicado como um dos principais influenciadores sobre mídias sociais do país, e em novembro/2015 foi premiado como Profissional Destaque no Ano na categoria Fomento do Mercado no Prêmio Share Social Media 2015.



14h00Marketing de experiência na moda

Karina Kotake - IED

Karina Kotake, formada pela London College of Fashion, é especialista em marketing estratégico de consumo nos mercados de moda e beleza. Atua há quase uma década, desenvolvendo projetos para empresas como Natura, New Era Cap, Pony, Reserva e grupos como Arezzo, Inbrands, Scalina, Rosseti entre outros. Com experiência internacional, atuou junto à agências em NY com projetos desenvolvidos para L'Occitane, Oral-B, Johnson e Johnson, Danone entre outros. Atualmente é diretora de Marketing no IED, Istituto Europeo di Design SP.



15h00Fashion Tech

Como a tecnologia está transformando o mercado de moda

Maria Nápole - Dafiti

Formada em Propaganda e Marketing pela ESPM, tem especialização em Digital Business pela Shanghai Jiaotong University. Atuou em empresas como IG, site Chic, Alibaba e também realizou mentoria em empresas nacionais e internacionais, sendo empreendedora do mercado digital desde 2000. Atualmente é Gerente Sênior de Produtos Digitais do Dafiti Group.

Sobre a Palestra

O foco da palestra será como a tecnologia tem influenciado em todas as etapas de produção e venda de moda: desde a automação das fábricas pós-revolução industrial até o consumo através de plataformas online. No quesito e-commerce será abordado os principais propulsores que levaram “moda” da 12o colocada em 2005 para a principal categoria de venda online em 2017.
Temas abordados: O que é tecnologia, Tecnologia e seus impactos na moda, Tecnologia e a Produção de Moda, A evolução da moda através da tecnologia, Tecnologia e o Consumo de Moda, Fashion e-commerce, Tendências do fashion Tech



17h00O que novo consumidor compra?

Como a internet colocou consumidor como protagonista

Rafael Martins

Ceo e Co Fundador do Share, empresa especializada em curadoria de cursos e eventos em marketing digital, realizando até hoje, mais de 50 eventos próprios em mais de 9 estados, além de diversos projetos para empresas e faculdades. Presidente do Grupo Digital do RS. Consultor e Palestrante. É considerado um dos principais nomes do digital no país

Apoio