Publicado em:
10
8/2017

57% dos consumidores pretendem presentear no Dia dos Pais

Roupas, cosméticos e calçados estão entre os itens mais procurados. Levantamento da SPC Brasil e CNDL estima que a data deve movimentar mais de R$ 10 milhões nos setores do comércio e serviços.

Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais revela que 57% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes na data, o que representa um contingente aproximado de 86,1 milhões de consumidores.

Os que não manifestaram a intenção de comprar presentes somam 41% da amostra e os que ainda não sabem são 2%. No ano passado, o percentual de brasileiros que presentearam os pais foi de 49%, segundo a pesquisa.

Neste Dia dos Pais, os itens mais procurados serão roupas (40%), perfumes e cosméticos (16%) e calçados (16%). “Calçado é um presente que agrada a pessoas de todas as idades e classes sociais. A previsão é positiva para o varejo de calçados, que está preparado para receber os consumidores com uma variedade de produtos, bom atendimento e boas condições de pagamento”, enfatiza o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Marcone Tavares.

Entre as pessoas que vão às compras, o valor desembolsado com o total de presentes será, em média, de R$ 125, que diminui para R$ 111 quando considerados somente os consumidores das classes C, D e E. A maioria (81%) dos compradores deve adquirir apenas um presente. Com isto, o SPC Brasil e a CNDL estimam que as compras do Dia dos Pais devem movimentar aproximadamente R$ 10,7 bilhões nos setores do comércio e serviços.

Com a perspectiva de economizar na hora da compra, 58% dos consumidores disseram que vão realizar pesquisas de preço antes de adquirir o presente. Outros 10% vão dividir as compras com outra pessoa, geralmente um irmão, a mãe ou algum familiar.

Com relação à forma de pagamento, a maioria dos entrevistados (75%) mostra preferência pelo pagamento à vista, seja em dinheiro (66%) ou cartão de débito (9%). O pagamento via cartão de crédito, seja em parcela única ou mais de uma parcela, será escolha de 16% em ambos os casos. Entre aqueles vão dividir o pagamento, a média será de três prestações.

O shopping center se destaca como o principal local de compra para 35% dos entrevistados. Logo em seguida, estão as lojas de rua (18%), os shoppings populares (9%) e as lojas de departamento (9%). As lojas online devem ser a preferência de apenas 2% dos compradores.

Fonte: Ablac / Primeira Página